Governo entrega 94 tratores do programa Terra Forte aos municípios tocantinenses - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
16/04/2018 - 17h47m

Governo entrega 94 tratores do programa Terra Forte aos municípios tocantinenses

Jesuino Santana Jr/Governo do Tocantins 
Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins
A agricultura familiar de 88 municípios tocantinenses será beneficiada com a entrega de 94 novos tratores
A agricultura familiar de 88 municípios tocantinenses será beneficiada com a entrega de 94 novos tratores
  • "Hoje, o homem do campo está de parabéns, é dia de vocês comemorarem essa importante conquista", disse o governador Marcelo Miranda em seu discurso
  • Evento contou com a presença de prefeitos, vereadores e outras autoridades de todo o Estado
  • No Tocantins, o programa Terra Forte atende 14.400 famílias de agricultores familiares

A agricultura familiar de 88 municípios tocantinenses será beneficiada com a entrega de 94 novos tratores equipados com carreta e outros implementos do programa Terra Forte, que aconteceu nesta segunda-feira, 16, no Palácio Araguaia, durante o lançamento da 18ª edição da Agrotins. Na ocasião, o governador Marcelo Miranda destacou a importância do apoio da bancada federal do Tocantins para a liberação dos recursos do programa.

"Vocês fizeram a diferença. Este é um programa de extrema importância para o auxílio dos municípios e também para as famílias que vivem do campo e necessitam do nosso apoio para a sua subsistência. Hoje, o homem do campo está de parabéns, é dia de vocês comemorarem essa importante conquista", avaliou o governador Marcelo Miranda, em seu discurso.

O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, explicou que já existem 230 tratores distribuídos aos municípios de todas as regiões do Estado. Essa quantidade será somada aos 94 novos tratores que foram entregues nesta segunda-feira, 16. "O programa tem resultados extremamente importantes. O programa Terra Forte no ano passado gradeou cerca de 60 mil hectares. Isso representa mais de 12 mil alqueires para a agricultura e, especificamente, para o pequeno produtor. Esse programa é direcionado para ao pequeno agricultor, já que o grande consegue andar sozinho", explicou.

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito do município de Pedro Afonso, Jairo Mariano, falou sobre a importância do projeto para os pequenos agricultores que estão nos municípios. "Com esse programa, a gente tem a plena certeza do atendimento para a agricultura familiar. E a gente estima que venha a crescer muito mais. Há vários municípios que têm assentamentos e eles serão atendidos por meio dessas máquinas. Na nossa visão, isso aumenta muito a produção da agricultura familiar dentro dos municípios contemplados", contou.

A primeira-dama e deputada federal, Dulce Miranda, que também destinou recursos para a compra dos tratores, falou sobre a importância desse investimento. "Nós estamos aqui hoje em uma data memorável, na qual as prefeituras estão recebendo os seus tratores, com vários equipamentos para ajudar na agricultura familiar, nos assentamentos, nas cidades, enfim... Nós sabemos as dificuldades que cada município está passando, então nós da bancada federal nos unimos em torno dos nossos municípios, porque se eles estiverem bem, a população do Estado também estará bem", afirmou.

O secretário municipal do Desenvolvimento Rural de Palmas, Roberto Sahium, discorreu sobre a importância dessa aquisição para a Capital. "Um trator desses chega em uma boa hora para ajudar os municípios a aumentarem cada vez mais a sua produção rural e a participação dela no seu PIB [Produto Interno Bruto]. Ã? um insumo de importância ímpar e vai ajudar bastante. Isso fará com que tenhamos a agricultura familiar mais fortalecida e robusta. Só tenho que agradecer por essa iniciativa e dizer que ele veio na hora certa", elogiou.

A prefeita de Aragominas, Eliete Alves de Melo, foi uma das gestoras que teve o seu município contemplado com trator. "Para nós e, principalmente os nossos produtores rurais, é de suma importância estar recebendo esse trator e os instrumentos que vão servir muito para nossa agricultura. Parabenizo ao nosso governador do Estado, Marcelo Miranda, por essa importante aquisição", concluiu.

O programa

O programa Terra Forte Ã© coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), e objetiva a modernização de empreendimentos coletivos agroindustriais em Projetos de Assentamento da Reforma Agrária, criados ou reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Superintendência Regional de Tocantins (Incra), em todo o território nacional. No Tocantins, o programa atende 14.400 famílias de agricultores familiares. Já existem 240 tratores e máquinas trabalhando em todos os 139 municípios, e cada conjunto de equipamentos atende, em média, 60 propriedades.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente