Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
30/03/2017 - 17h35m

Governo orienta produtores sobre renegociação de dívidas do crédito rural

Alaides Cardoso / Governo do Tocantins 
Lúcia Brito / Governo do Tocantins
O produtor que desejar aderir à renegociação deve procurar seu agente financeiro; mas deve ficar atento ao fim do prazo, que vai até o dia 29 de dezembro deste ano
O produtor que desejar aderir à renegociação deve procurar seu agente financeiro; mas deve ficar atento ao fim do prazo, que vai até o dia 29 de dezembro deste ano

Produtores do município de Porto Alegre do Tocantins, região sudeste do Estado, participam, nesta quinta-feira, 30, de uma reunião para tratar sobre renegociação de dívidas do crédito rural. O encontro é promovido pelo Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). 

De acordo com Daves Tamasi, supervisor da unidade local do Ruraltins no município, a reunião será realizada às 10 horas, na Câmara de Vereadores, com a presença de cerca de 30 produtores e o gerente geral do Banco da Amazônia da cidade de Almas.

O supervisor explica que devido ao grande número de inadimplência na quitação do crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o município de Porto Alegre do Tocantins encontra-se bloqueado para novos projetos, impedindo que outros produtores sejam beneficiados. "O objetivo desse encontro é orientar e esclarecer aos produtores sobre os procedimentos que devem ser adotados para renegociarem suas dívidas e colocarem em dia o pagamento dos débitos atrasados".

Participam também da reunião produtores dos municípios de Almas e Dianópolis, incluindo o Perímetro Irrigado Manuel Alves.

Renegociação

As vantagens para o produtor que quiser aderir à renegociação das dívidas do crédito rural são muitas. Segundo o técnico extensionista Mário Cella, do departamento de Crédito Rural do Ruraltins, para contratos firmados até 2010 que estão na dívida ativa da União, desde 29 de setembro de 2016, as parcelas serão recalculadas acrescidas de 5% de juros, com três meses de carência.

"Recomendamos que o produtor procure seu agente financeiro para aderir à renegociação. Lembrando que o prazo vai até o dia 29 de dezembro deste ano", informou o extensionista.

Pronaf

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

No Tocantins, o número de agricultores familiares corresponde a aproximadamente 42 mil famílias, que produzem alimentos como a farinha de mandioca e derivados, arroz, leite, frutas e carnes (frango, suíno e bovino).

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente