Governo orienta trabalhadores a como fazer a Carteira de TrabalhoDigital - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
27/03/2020 - 11h58m

Governo orienta trabalhadores a como fazer a Carteira de TrabalhoDigital

Lara Cavalcante/ Governo do Estado 
Foto: Carlessandro Souza
Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital pode ser baixado nas lojas de Aplicativo
Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital pode ser baixado nas lojas de Aplicativo

Desde outubro de 2019 a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) conta com uma versão digital e os governos Federais e Estaduais têm orientado os trabalhadores a habilitarem o acesso via aplicativo CTPS Digital, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de App ou  na Web, por meio do portal gov.br. Com a pandemia do Novo Corona Vírus o meio digital se tornou a única via de acesso ao documento, uma vez que os atendimentos presencias nas unidades do Sistema Nacional de Emprego(Sine) e sedes regionais do Ministério da Economia foram suspensas.

Quem explica melhor o aparato de apoio ao trabalhador que precisa da CTPS é o diretor do Sine Tocantins, José Alberto (Gordo): "Para evitar aglomerações em nossas unidades foi necessária a suspensão dos atendimentos presenciais, mas montamos todo um aparato para apoiar os trabalhadores nesse momento. Em nosso site temos o passo a passo que as pessoas podem seguir para ter acesso ao documento e em caso de dúvidas temos servidores auxiliando a população por telefone". Explica o diretor.

No aplicativo móbile, desenvolvido pelo Ministério da Economia, o trabalhador brasileiro e estrangeiro pode ter acesso às informações de Qualificação Civil e de seus Contratos de Trabalho que antes constavam na Carteira de Trabalho física.

Para ter o documento digital, com todas as informações acessíveis no celular, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos de seu Smartfone (android ou IOS), procurar por "Carteira de Trabalho Digital" e baixar a ferramenta, todo o processo de habilitação do documento é autoexplicativo.

Outra opção de acesso é, portal gov.br https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=acesso.gov.br

Caso o trabalhador encontre alguma dúvida pode consultar o passo a passo no link https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-carteira-de-trabalho-digital/ ou pelos telefones:

Palmas â?? 32181969 ou 32181975

Araguaína - 34143634

Araguatins â?? 34741100

Paraíso â?? 36023340

Porto Nacional â?? 33632717

Guaraí â?? 34641710

Dianópolis â?? 36921628

Gurupi - 33512477

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente