Governo realiza operação Queimada Zero para combater uso irregular do fogo no Estado - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
29/05/2017 - 17h16m

Governo realiza operação Queimada Zero para combater uso irregular do fogo no Estado

Luana Barros/Governo do Tocantins 
Polícia Militar/Governo do Tocantins
Ações especiais de prevenção e patrulhamento serão realizadas até o final do mês de outubro por policiais militares ambientais e órgãos parceiros
Ações especiais de prevenção e patrulhamento serão realizadas até o final do mês de outubro por policiais militares ambientais e órgãos parceiros
  • Durante a operação Queimada Zero, policiais do Batalhão Ambiental realizarão, entre outras atividades, visitas a propriedades rurais para conscientização quanto ao uso indiscriminado do fogo

O Governo do Estado, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), deu início à operação Queimada Zero, que se estende até o dia 31 de outubro, com objetivos de sensibilizar, prevenir e coibir o uso irregular do fogo. As atividades serão desenvolvidas com trabalho de fiscalização e educação ambiental em todo Estado do Tocantins. A operação ocorre com o apoio de outros órgãos parceiros, federais, estaduais e municipais.

No intuito de inibir a prática do uso desordenado do fogo e de manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado é que o Batalhão Ambiental está desenvolvendo esta ação. Ã? dever do poder público, e também da coletividade, manter e preservar a biodiversidade para esta e futuras gerações.

"Por existir a cultura do uso do fogo para renovação de pastagem, uso em roças não mecanizadas, conhecido como Roça de Toco, e com a chegada do período de seca, aumenta ainda mais as possibilidades de eventos trágicos e de maior dano, como os incêndios florestais. Por isso, a necessidade de iniciar o mais rápido possível as atividades de prevenção e fiscalização", destacou o comandante do BPMA, tenente-coronel Sólis Araújo Souza.

Os prejuízos causados pelos incêndios florestais afetam tanto a fauna como a flora, causado destruição de habitat, ninhos e provocando morte de animais. Também, o uso contínuo do fogo empobrece o solo tornando-o, com o passar do tempo, improdutivo. Danos ambientais provocados pelo fogo são de demorada regeneração.

O BPMA alerta que o uso irregular do fogo é crime e infração ambiental, as penas aos infratores podem ser de reclusão de dois a quatro anos, além de multa.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente