Governo vai inaugurar reforma do sistema de tratamento de água em Mateiros nesta segunda - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
20/12/2015 - 20h10m

Governo vai inaugurar reforma do sistema de tratamento de água em Mateiros nesta segunda

Luiz Henrique Machado / Governo do Tocantins 
Luiz Henrique Machado / Governo do Tocantins
ATS implantou mais de dois mil metros de extensão de rede em Mateiros
ATS implantou mais de dois mil metros de extensão de rede em Mateiros

A cidade de Mateiros, um dos principais polos turísticos do Brasil, começa a viver a partir de segunda-feira, 21, uma nova história. � que o governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), inaugurará na data investimentos de mais de meio milhão de reais, assim, garantindo água tratada aos moradores.

Distante mais de 400 km de Palmas, na região leste, Mateiros tinha um sistema autônomo de abastecimento, entretanto, o produto, que muitas vezes era racionado, chegava à torneira do consumidor sem o devido tratamento. A ATS assumiu a responsabilidade pela gestão e investimentos ainda no início deste ano e, em abril, começou a implantar um novo projeto para este setor na cidade.

"Mateiros vivia uma situação delicada, pois como era o próprio município que gerenciava o sistema, não foram feitos os investimentos necessários para que houvesse água de qualidade e em conformidade com a Lei Nacional de Saneamento. Mateiros se quer tinha água tratada. Mas logo no início do ano fizemos o tratamento da água", explicou o presidente da ATS, Eder Fernandes.

Eder relatou que a distribuição do produto sem o devido tratamento gerava uma série de problemas de saúde. "Havia muitas denúncias ao Ministério Público e à imprensa de um alto índice de coliformes na água que chegava às torneiras. Então iniciamos os investimentos na parte de tratamento e em seguida no sistema como um todo", completou.

A cidade ganhou mais de dois quilômetros de extensão de rede, reforma completa nos dois reservatórios de 300 mil e de 75 mil litros, 708 hidrômetros, reforma dos três poços artesianos, reforma dos sistemas elétricos e a urbanização e cerca das áreas onde estão esses equipamentos. Ao todo os investimentos do Estado chegam a R$ 540 mil.

Mas para o presidente da ATS, ainda há um desafio maior: gerar conscientização nos moradores, sobre o uso correto da água. Não são raras as vezes em que pessoas são flagradas molhando a rua, a grama ou lavando carro em determinadas partes da cidade, enquanto numa outra região, muitos ficam sem água na torneira para beber ou tomar banho.

"Ficamos surpresos com a quantidade de desperdício de água. Como há muitas ruas sem asfalto, as pessoas acabam aguando esses trechos e isso gerava um desperdício. Sem falar nos vazamentos na rede que era amadora, feita com mangueira preta. Agora é preciso que as pessoas tenham consciência e usem tudo isso de forma certa", afirmou Eder Fernandes.

Na semana que vem, a ATS vai realizar atividade de educação ambiental e sanitária em Mateiros, com foco na conscientização dos moradores. A meta do órgão é fazer com que cada cidadão, que agora passa a pagar pelo consumo da água, usem o produto de forma cuidadosa e racional.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente