Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 17 de abril de 2024.
09/03/2018 - 22h58m

Grupos de pedalada intensificam no Sudeste do Tocantins e Nordeste Goiano

Rodrigues di Sousa do Portal JTI Noticias 
Foto: Reprodução: Rafael
  • Cachoeira do Paredão será o próximo santuário ecológico a ser visitado no domingo dia 11 de março
  • Primeira parada do passeio pedal família realizado no ultio dia 04 de março na região do Mosquito
  • Linda vista de corredeira no Rio Palmas proximo ao Balneário Douradas
  • Uma refrescada na cachoeira do Bartolomeu, de propriedade de Joelino Nolasco no Mosquito

Grupos de pessoas que passou usar bicicletas esportivas para pedalada é cada vez maior na região Sudeste do Tocantins e no Nordeste de Goiás. São centenas de pedalistas que pratica esse tipo de esportes para sair da rotina e prevenir a saúde de doenças causadas pela falta de exercícios físicos, como obesidade, sedentarismo e vascular.

Essa modalidade de esportes já era vistos na região, mas se intensificou do mês de dezembro do ano passado prá cá, quando a prefeitura municipal de Lavandeira, através da secretária municipal de Meio Ambiente, Limpeza Urbana e Turismo, mobilizou a região para a 1ª Pedalada Ecológica do município e 1ª do Consórcio intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) dos municípios do Vale do Rio Palmas, durante programação de aniversário de 22 anos de emancipação política do município.

Com cerca de 80 pedalistas na primeira edição de Lavandeira, em dezembro de 2017, o movimento de ciclistas na região aumentou cerca de 50% em apenas dois meses, da primeira para a segunda edição, a 1ª Pedalada Ecológica de Novo Alegre e 2ª do CIDS do Vale do Rio Palmas, por ocasião do 27° aniversario de Novo Alegre.

O objetivo da pedalada ecológica é disseminar a política de educação ambiental entre os ciclistas que preferem pedalar na natureza pelas estradas rurais. Foi com esse afinco que o jovem Rafael de Aurora se mobilizou os pedalistas para fazer um amistoso no último final de semana 04 de março um grupo de pedal para a região do Mosquito, um santuário ecológico no município de Lavandeira, onde conta com quase uma centena de cachoeiras, grutas e cavernas.

Cada vez mais entusiasmados os amantes do pedal criou um grupo de whatsapp denominado de "Família Pedal", para se comunicarem e propor novas programações a cada final de semana. Para o próximo domingo dia 11 o pedal amistoso será rumo ao paredão a cerca de 20 km de Combinado, na divisa com o município de Novo Alegre e por ai vai. E assim vários pedais amistosos serão realizados na região no decorrer do ano.

Entre os grupos do Pedal, o movimento conta com pedalistas de Aurora, Lavandeira, Taguatinga, Combinado, Novo Alegre, Campos Belos, Arraias e até Alto Paraíso de Goiás, sempre em conexão com os parceiros de trilhas. Para o jovem Rafael,pedalar sempre saudável, é por isso que ele e sua esposa sempre está presente nas pedaladas na região.

Para o empresário camposbelense Tavinho Batista pedalar é sempre um motivo prazeroso, para ele a superação depois de um acidente quase fatal, trouxe ainda mais superação. Já o pedalista Vitalino de Combinado, que usa prótese em uma de suas pernas, o pedal de deu superação e animo de vida e está sempre pronto para ir mais longe, na companhia de sua bick esportiva, de todos os dias. Enquanto que para o professor Marcos Antônio de Taguatinga a cada dia que pedala, o prazer de andar pela natureza aumenta a cada quilômetro rodado. Para Niel de Taguatinga, a pedalada em grupo de amigos é muito divertido  e cada vez mais fica mais fica prazerosa e cresce a amizade.

Segundo o jornalista Rodrigues di Sousa, secretário de Meio Ambiente de Lavandeira, o objetivo da Pedalada Ecológica é unir os ciclistas em prol da preservação ambiental e interagir saúde com meio ambiente. Por isso já está programado também como política de educação ambiental, a 1ª Pedalada Ecológica de Combinado e a 3ª Pedalada Ecológica do CIDS do Vale do Rio Palmas. Já em outubro será a vez de Aurora do Tocantins realizar sua 1ª edição e 4ª Pedalada Ecológica do (CIDS).

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente