Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
14/10/2015 - 16h45m

Halum negocia com parlamento marroquino instalação de base de distribuição de fosfato no Tocantins

Tocantins em Brasilia 
Divulgação

Deputados do grupo parlamentar Brasil ?? Países Árabes acabam de retornar de uma visita ao Reino do Marrocos, onde se reuniram com os presidentes da Câmara e do Senado locais e com o primeiro-ministro do país, Abdelillah Benkirane, entre outros ministros. Devido às empresas brasileiras serem conhecidas mundialmente na exploração de gás e petróleo naturais, o Ministro expressou a vontade ampliar a cooperação técnica entre os dois países nestas áreas de conhecimento.

Visando estimular a indústria do Tocantins e da região norte, César Halum (PRB-TO) sugeriu ao Ministro que colocasse uma base de distribuição de fosfato no Tocantins."90% deste minério é importado pelo Brasil para consumo, sendo que 54% desta importação provêm do Reino do Marrocos", explicou.

Para Halum, que deve ser o próximo presidente do grupo parlamentar Brasil ?? Países Árabes, nada mais natural do que o Brasil estreitar relações culturais e comerciais com esses países. "? preciso aproveitar a ligação de sangue que nós temos: há 14 milhões de descendentes árabes no Brasil, sendo 9 milhões de libaneses. A nossa Câmara tem praticamente 10% de parlamentares de origem árabe; o vice-presidente da República, Michel Temer, também é filho de libanês, de descendência árabe. Então, nós podemos ter uma ligação também comercial com esses países", ressaltou.

O grupo de deputados esteve no Marrocos a convite dos parlamentares daquele país sem ônus para a Câmara dos Deputados e já e planejam fazer mais visitas diplomáticas a outras nações do mundo árabe.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente