Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 28 de maio de 2022.
09/05/2022 - 17h38m

HRA realiza cirurgias eletivas para pacientes com problemas urológicos

Gl?ucia Mendes ? Governo do Tocantins 
Foto Elder Silva
Doutor Moacir e equipe realizam procedimento cirúrgico. Cirurgias já estão em andamento no HRA
Doutor Moacir e equipe realizam procedimento cirúrgico. Cirurgias já estão em andamento no HRA

O Estado do Tocantins por meio da Secretaria de Saúde (SES-TO) vem realizando várias cirurgias em todos os hospitais. No Hospital Regional de Araguaína (HRA) a previsão é de que desta segunda-feira, 09 até o próximo dia 20, sejam realizadas aproximadamente 30 cirurgias urológicas, com diversos procedimentos do trato urinário.

O médico Urologista, Moacir de Sousa Lima conta que alguns procedimentos não foram realizados antes, por causa da pandemia. "O número de pacientes do sexo masculino, com problemas prostáticos é grande. A maioria das cirurgias é de pessoas de idade, com o uso de sonda, que vai trazer uma melhora na qualidade de vida do paciente, pois a realidade desse paciente que faz uso de sonda, muita das vezes fica afastado no meio da sociedade e com a cirurgia ele volta a integrar a sociedade. Nós profissionais ficamos gratos por obter os resultados", ressaltou.

"São várias famílias que esperaram por este momento. Estamos muito felizes em poder realizar mais estas cirurgias eletivas", disse a diretora geral do HRA, Wal França.

Para o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, "essas cirurgias irão proporcionar mais qualidade de vida para à população", disse, acrescentando que as equipes da Secretaria tem seguido sempre as recomendações do governador Wanderlei Barbosa, que "é levar saúde pública de qualidade de forma célere e segura para à população tocantinense", pontuou.

Márcia Ferreira de Souza, esposa do paciente, Francirmar Ferreira Jorge, de 67 anos, disse que se sente aliviada. "Muita gratidão, porque ele estava esperando há um ano, aí entrou a pandemia e foram para três anos. E ele sentia dores e às vezes, nem conseguia dormir à noite com febre, tinha que colocar a sonda".

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente