Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
23/03/2017 - 16h21m

Importância do uso e da preservação da água e tema do dia mundial do bem mais precioso da terra

Lidiane Moreira/Governo do Tocantins 
Governo do Tocantins
Para que o ciclo da água funcione em perfeito estado é fundamental a preservação das florestas
Para que o ciclo da água funcione em perfeito estado é fundamental a preservação das florestas
  • No Tocantins, o Governo desenvolve o programa Água para Todos, que objetiva amenizar os efeitos da estiagem nas regiões que enfrentam problemas de abastecimento de água durante a seca - Governo do Tocantins

A água exerce um papel indispensável à sobrevivência e ao desenvolvimento da vida, pois atende as necessidades básicas dos ecossistemas e da agroindústria. Considerada recurso natural renovável, é indispensável a todas as formas de vida.

Encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso, apenas um pequeno percentual da água é doce, somente cerca de 4% é próprio para consumo, como explica a bióloga da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Iara Teles Valente.

"Essa substância é imprescindível à manutenção de toda vida terrestre, tanto fauna como flora. Fazendo parte da composição desses seres vivos, até realizando processos fisiológicos mais complexos. ? de suma importância a preservação da água para a biodiversidade. Lembrando que água sendo um ciclo, não se acabará. O que será cada vez mais escassa é a sua potabilidade", enfatizou a bióloga, gerente de qualidade da água na ATS.

Preservação

O volume de água no globo é distribuído de forma bastante desigual, varia de acordo com o clima e a geografia, por exemplo. A engenheira ambiental da ATS, Fernanda Rêgo, destaca que a Constituição Federal de 1988 estabelece a todos os indivíduos, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida.

"Entretanto, os desafios são grandes e não podem ficar restritos somente às entidades públicas. Todos nós devemos nos conscientizar e preservar os recursos hídricos, patrimônio natural. Por isso, a importância dessa data, 22 de março, que,em 2017, tem como foco a preservação de nascentes", pontuou a engenheira.

Para que o ciclo da água funcione em perfeito estado, sem contaminação atmosférica, hídrica e do solo, é preciso que as florestas se mantenham em pé, uma vez que possuem a função de proteger o solo, abastecer os lençóis freáticos, filtrar as impurezas, entre outras.

Reuso de água doméstica

Toda água encanada que é utilizada nas residências, no comércio e nas indústrias, é descartada pelo esgoto. Após essa utilização, é possível classificar essas águas em negra ou cinza. A água negra é proveniente dos vasos sanitários, onde esteve em contato com matéria fecal. A água cinza é qualquer água residual, que foi usada em processos domésticos (chuveiro, lavanderia e lavatórios). O uso de água cinza já é largamente adotado em outros países. Alguns estados brasileiros atualizaram a legislação com a exigência da separação de suas águas, como é o caso do Paraná. Essa pode ser reaproveitada por meio de um sistema que separa as tubulações de cada saída e redireciona para lavagem de pisos e descargas sanitárias, por exemplo.

Reuso da água da chuva

As cisternas são reservatórios que recolhem a água da chuva e a armazenam para uso doméstico geral. ? um sistema de reaproveitamento de águas pluviais de baixo custo que faz a captação da água para uso restrito no ambiente doméstico. ? considerada uma das melhores e mais eficazes alternativas quando o assunto é economizar água e pode ser instalada em casas, apartamentos e condomínios.

No Tocantins, a ATS desenvolve o programa Água para Todos, que atua em duas frentes: os sistemas individuais de abastecimento de água, constituídos pelas cisternas de polietileno com capacidade para 16 mil litros de água e casa abrigo; e as pequenas barragens para acúmulo de água da chuva. O programa atende municípios das regiões sul e sudeste do Tocantins e tem o objetivo de amenizar os efeitos da estiagem nessas regiões que enfrentam problemas de abastecimento de água durante a seca.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente