Indígena da tribo Gavião lança livro sobre resgate do seu povo - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
28/10/2015 - 20h21m

Indígena da tribo Gavião lança livro sobre resgate do seu povo

Márcio Greick 
Márcio Greick

A Oca Digital foi palco do lançamento do livro "Mêikwytektêri - Isto pertence ao meu povo - Memórias de Toprâmre, Krôhôkrenhum e Jôpaipaire", nesta terça-feira, 27, dentro da programação dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Traduzido por "Eu não posso morrer de graça", o livro foi lançado na Oca da Sabedoria, após exibição de um documentário sobre a liderança do autor em sua tribo e a luta para resgatar o seu povo.

No livro memória, o autor conta como resgatou o seu povo, após violento processo de extinção da etnia. O autor relata as principais lutas entre os povos, e o impacto que a etnia sofreu com a chegada da ferrovia, das linhas de alta tensão, e a doenças trazidas pelo homem branco.  A exploração na coleta de castanha e a destruição dos castanhais também são relatadas na obra.

Após o lançamento, os indígenas dançaram e cantaram em homenagem ao autor. "Ã? um momento histórico para mim", resumiu o indígena Krôhôkrenhum,  que fala com orgulho de ter 105 anos de idade, 25 netos e 05 netos.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente