Integrantes do Consórcio CIDS Vale do Rio Palmas visita municipios de Conceição do Tocantins e Paranã - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
22/06/2021 - 22h48m

Integrantes do Consórcio CIDS Vale do Rio Palmas visita municipios de Conceição do Tocantins e Paranã

Redacao JTI Noticias 
Foto: Divulgação CIDS

A diretoria executiva do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) dos municipios do Vale do Rio Palmas, visitataram os prefeitos João Paulo de Conceição do Tocantins e Fábio Augusto de Paranã, na manhã e tarde desta segunda-feira 21 respectivamente.

Na comitiva estava o prefeito de Lavandeira e presidente do consórcio CIDS Vale do Rio Palmas Roberto César (PSD), o prefeito de Novo Alegre e vice-presidente Fernando Pereira (MDB), o prefeito de Combinado e presidente do Consórcio de Saúde Lindolfo do Prado "Dolfin!" (PSD) e o diretor executivo do CIDS Vale do Rio Palmas jornalista Rodrigues di Sousa.

Na agenda com os municipios estava o convite para que os gestores destes municipios  integrassem ao consórcio, que já tem Arraias com processo de adesão em andamento já adiantado e que no programa de Residuos sólidos sediará o Aterro Sanitário, e com isso facilitaria a vida dos municipios, já com a infra-estrutura já montada através de financiamento com a FUNASA, mas que precisará ser recuperado, por ter se transformado novamente em lixão em razão do alto custo de sua manutenção.

Na oportunidade, o diretor executivo do CIDS jornalista Rodrigues di Sousa fez  esplanação  de como está o Connsórcio em termo de estrutura juridica e contabil e apresentou a forma como se daria a adesão e participação dos municipios convidados. Além das condições de entrada, apresentou ainda as formas de contratos de participação dos municipios, informando que existe os contrados de rateios para custeio da gestão administrativa e os contratos de programas para cada tipo de atividades gerenciadas pelo consórcio.

Enquanto que o presidente do CIDS Roberto César reafirmou aos prefeitos convidados a importãncia da união dos municipios com fortalecimento através de consórcios publicos e enalteceu que com a adesão de Arraias que estará assinando em breve o protocolo de Intenções, ficará viável  para estes municipios enviará apenas os rejeitos para o aterro de Arraias e fortalecerão nos municipios a politica de reciclagem em parceria com as comunidades e associação de catadores gerando emprego e renda local.

Já o prefeito Fernando  Prereira reafirmou que só através dos consórcios publicos, os prefeitos resolverão os problemas de resíduos sólidos, já que os custos de manutenção destes aterros são muito alto para um municipio manter sozinho. Ele alertou ainda para o alto risco de punição por multas ambientais, já que agora vão direto para o CPF dos gestores municipais, "prefeito e secretários de meio ambientes".

O prefeito Lindolfo do Prado salientou que é muito importante o aumento de municipios participantes no consórcio, já que para o estado e a união as autoridades politicas obervam muito o quantitativo de habitantes, e com isso quanto mais municipios compor os consórcios mais possibilidades se tem de receber os recursos seja de emendas individuais ou coletiva, ou mesmo de editais públicos.

Tendo recebido a comitiva do CIDS por volta das 11:30 da manhã em seu gabinete,  o prefeito de Conceição do Tocantins João Paulo (PSD) e os secretários José Evanir do meio ambiente e relações institucionais Ariolando Barbosa, ouviram atentamente, fizeram questionamentos e prometeram avaliar o convite e em breve dará uma resposta a diretoria do CIDS, ressalto que a ideia de adesão é valida e que fará uma melhor avaliação, já que para manter sozinho um aterro fica inviavel para o municipio.

Já o prefeito de Paranã Fábio Augusto recebeu a comitiva do CIDS na sede da prefeitura na tarde desta segunda-feira 21 e ouviu atentamente as esplanações do diretor executivo e demais membros da comitiva, ao querstionar de como está o funcionamento do consórcio em termos documental, e afirmou seu interesse em analisar o convite, mas ponderou que a distãncia via asfalto fica a cerca de 150 km de Arraias e que também estuda possibilidade de participar do consórcio de Palmeiropolis, mas não descartou a possibilidade de analisar a possibilidade de aderir ao CIDS vale do Rio Palmas.

Segundo o Pano Estadual de residuos Sólidos, elaborado pelo governo do Estado e apresentado em 2017 o projeto de aterro permite deslocar em até 200 km considrando viável, desde que haja um projeto de transbordo e uma coleta seletiva arrojada, o que  diminuiria em cerca de 80% o quantitativo de lixos em aterros e impactaria menos custos com transposte de rejeitos. Aliado a isso tem a possibilidade de geração de empregos e renda para familias de catadores.

Veja distãncia entre os municipios para o Aterro sanitário de Arraias.

16 quilômetros de Arraias

76 quilômetro de Novo Alegre

88 quilômetros de Combinado

95 quilômetros de Lavandeira

112 quilômetros de Aurora do Tocantins

88 quilômetros de Conceição do Tocantins

134 quilômetros de Paranã

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente