Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
13/12/2021 - 18h54m

Investimentos e acordos internacionais marcam o ano da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins

Ascom SEMARH / TO 
Foto: Ascom Semarh - Governo do Tocantins
A secretária Miyuki Hyashida e parte da equipe técnica da Semarh
A secretária Miyuki Hyashida e parte da equipe técnica da Semarh

Depois de um ano de muitos desafios superados por causa da pandemia, os servidores da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) reuniram-se nesta quinta-feira, 9, para apresentação do Relatório de Gestão de 2021, no auditório da CDL, em Palmas. 


Na ocasião, as equipes destacaram os resultados das principais ações promovidas ao longo do ano, comemorando as conquistas e resultados obtidos, como o investimento na aquisição de tecnologias e equipamentos e a assinatura de acordos internacionais que podem trazer recursos milionários para o Tocantins.


Para a secretária Miyuki Hyashida, os bons resultados do ano de 2021 são frutos do empenho de uma equipe técnica capacitada que não mediu esforços para construir políticas ambientais que promovam o desenvolvimento sustentável do Tocantins. "O Governo do Tocantins tem sorte de ter uma equipe como a da Semarh, formada de pessoas que amam o que fazem. E os resultados estão aí, em todas as ações realizadas, no reconhecimento internacional do Tocantins e nos grandes investimentos que vêm pela frente. Foi um ano muito intenso, mas muito gratificante", ressaltou.


O diretor de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, destacou as principais ações realizadas no ano para garantir o monitoramento da quantidade e qualidade da água, assim como o alto investimento feito em tecnologia, veículos e equipamentos. Emocionado, Aldo Azevedo agradeceu sua equipe e ressaltou que "os servidores da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos são capacitados em nível internacional, o que reflete no trabalho de monitoramento, que é de excelência".


O desenvolvimento do Índice de Qualidade de Água (IQA), uma equação elaborada pela equipe do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água - QUALIÁGUA no Tocantins, a partir dos parâmetros analisados no trabalho de monitoramento das bacias hidrográficas foi outra conquista de 2021 destacada pelo diretor. 

"O IQA permite uma análise simplificada do monitoramento de qualidade da água, gerando dados para a produção de uma série histórica comparativa de cada ponto monitorado, subsidiando gestores e investidores com informações precisas de diversas bacias hidrográficas do estado", afirmou.


Construindo políticas públicas 


Em sua apresentação, a diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental, Marli Santos, listou oito propostas, projetos e memorandos de entendimento apresentados e acordados pelo Tocantins no ano de 2021 que, somados, podem render até R$ 4 bilhões para o Estado, alguns deles já aprovados. "Tudo que nós fazemos é para construir políticas públicas, como a Lei nº 3.804/2021, a Lei Geral do Licenciamento Ambiental, uma conquista deste ano que vai garantir mais agilidade no processo", destacou.


O trabalho realizado pela Diretoria de Políticas Ambientais foi apresentado pelo diretor Cláudio Carneiro, com destaque para as ações de implementação da Política Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/TO) e a Coordenação do Fórum Estadual Lixo & Cidadania – FELC. "Foi um ano de muito trabalho, especialmente de apoio aos municípios para a inserção de informações no Sistema Informatizado de Gestão de Resíduos Sólidos do Estado do Tocantins – SIGERS/TO, já que é nosso papel orientar os municípios na elaboração e execução de suas políticas ambientais", disse.


Representando a Diretoria de Desenvolvimento Sustentável, o técnico Túlio Belarmino, apresentou os resultados das ações do Foco no Fogo que contribuiu para a redução de 35% da área queimada.  O técnico ressaltou ainda que  durante o ano, o trabalho esteve voltado para prevenção de incêndios florestais, além falar dos planejamentos e propostas de  ações direcionadas para educação, prevenção, fiscalização, combate e controle de queimadas. 


Os dados da execução orçamentária, financeira, contábil e folha de pagamento da Semarh foram apresentados pelo servidor Erick Douglas Lopes Dourado, representando a Diretoria de Administração e Finanças. Segundo as informações, todos os processos de contas públicas da secretaria foram acompanhados e executados em sua totalidade no ano de 2021.


Todos os dados, projetos e informações apresentados pelas diretorias constarão no Relatório de Gestão da Semarh de 2021, que será disponibilizado no site da secretaria.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente