Josi diz que reunião do PMDB vai discutir "novos projetos" e sinaliza rompimento - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
04/06/2017 - 22h57m

Josi diz que reunião do PMDB vai discutir "novos projetos" e sinaliza rompimento

Do Portal CT 
Divulgação Google

Dois dias antes do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em Gurupi deliberar sobre a permanência ou saída da base do Paço, a deputada federal Josi Nunes (PMDB) publicou nova nota para comentar o desentendimento com Laurez Moreira (PSB) e já sinaliza rompimento ao comentar da reunião de sábado, 3. "Não será um encontro para tomarmos nenhuma decisão, pois esta, já foi tomada pelo prefeito. Discutiremos novos projetos e continuaremos firmes na defesa de nossa cidade e nosso Estado", diz quase no fim do longo texto publicado em seu site.

Segundo a própria deputada, a nota é um contraponto às manifestações Laurez Moreira após a exposição da crise entre os dois, no dia 27 de maio. Josi Nunes relata que toda relação não acaba"de um dia para o outro", mas vai "se definhando até chegar ao fim". "Diante de tantas situações de desconforto e humilhação, uma hora chega à exaustão, a explosão e foi isso que aconteceu. Muitas vezes, mantemos as aparências nas fotos e nas agendas políticas, mas apenas os mais próximos sabem da ingratidão e do desrespeito que nos levaram a tamanha indignação", comenta.

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

http://www.clebertoledo.com.br/administracao/files/images/Bancada%20Federal/JosiNunes/JosiNunes420x330(1).jpg

Josi Nunes: "Diante de tantas situações de desconforto e humilhação, uma hora chega à exaustão"

Josi afirma que jamais na sua trajetória tentou impedir apoio de outros congressistas a Gurupi. No texto cita que busca restos a pagar de emendas de parlamentares que já não estão no exercício do mandato, independente do posicionamento deles; comenta uma reunião que participou junto com o prefeito para garantir recursos do Ministério da Agricultura, quando comandado pela senadora Kátia Abreu (PMDB) e fala de ter compartilhado palanque com outros políticos ao lado do pessebista. "Exemplos que desmentem o argumento usado pelo prefeito". defende.

O empecilho entre a Gurupi e o Estado devido a dívida com os repasses da saúde, também foi citado por Josi. A deputada explica que contestou a decisão de Laurez Moreira de judicializar a questão. "Sempre defendi o diálogo para que o impasse fosse resolvido. No entanto, o prefeito não acatou o conselho optando por tomar atitudes que trouxeram vários atritos. Vale ressaltar, que Laurez foi o único prefeito a entrar com ação judicial contra o Estado. Os demais prefeitos, que passaram pela mesma situação, dialogaram, fizeram acordo e já estão recebendo", contrapõe.

Sobre o suposto ímpeto de indicar nomeações, o que foi repercutido pelo Blog CT, Josi Nunes admite que leva currículos aos prefeitos. "Pedidos de emprego são as principais demandas que recebo em todos os meus atendimentos. Faço questão de frisar, que ao contrário de muitos outros políticos que recebem currículos e os engavetam, eu busco tentar ajudar", anota a deputada, que ainda pondera: "São em busca de vagas existentes que surgem em função de alguma substituição. Nunca quis criar algum tipo de cargo para inchar irresponsavelmente a máquina pública".

Ainda houve espaço para Josi Nunes criticar a frase do prefeito durante posse dos novos secretários: "vassouras novas varrem melhor". "� assim que ele considera as pessoas? Como um objeto, que quando não se precisa mais, é só trocar? Parece que é isso que está acontecendo com o PMDB. Será que ele acha que não precisa mais de nós e por isso está nos jogando fora, nos trocando por outros líderes que compactuam melhor com seus novos interesses? Ou será que toda essa crise está sendo estimulada pela antecipação das eleições do ano que vem? Algumas destas respostas nós já temos, as demais, em breve saberemos", comenta.

Josi Nunes disse considerar a história "encerrada" e diz que vai continuar trabalhando por Gurupi. Apesar de reconhecer os pontos positivos da gestão de Laurez Moreira, reforça que compromissos firmados não foram cumpridos. "Não acreditem nesta visão pequena de que os compromissos se restringiam a cargos ou a interesses próprios. Isso são apenas desculpas oferecidas para a plateia. O meu único interesse próprio é ver o povo mais feliz", pondera.

Por fim, a deputada pede sensibilidade ao prefeito para não punir os que ajudaram na campanha somente por serem peemedebista e rebateu o comentário de Laurez Moreira durante posse do novo secretariado. "Diferente da opinião de que â??vassouras novas varrem melhorâ??, eu finalizo parafraseando um trecho de uma música de Sérgio Reis em que faço uma leve alteração: "Panela velha , também faz comida boa".

Entenda
A crise entre Laurez Moreira e o grupo de Josi Nunes foi exposta após briga em evento e pela própria deputada em publicação no Facebook. Nela, a peemedebista fala em "raiva" e "arrependimento" por não ter ouvido o partido, em referência ao fato de que parte do PMDB local defendeu uma candidatura sua ao Paço de Gurupi. Em resposta, o prefeito enviou nota. "Não posso permitir que interesses partidários se sobreponham aos interesses da população", rebateu.

Após o briga entre Laurez e Josi, o PMDB marcou uma reunião para debater o caso no sábado. Entretanto, o prefeito antecipou a posição e exonerou os peemedebistas da gestão.

Entre os motivos por trás do desentendimento, estão supostos não cumprimentos de compromissos de campanha por parte de Laurez, a aproximação do prefeito com a senadora Kátia Abreu (PMDB), com quem a deputada está rompida; e críticas que o pessebista estaria fazendo ao governo Marcelo Miranda (PMDB), de quem a peemedebista é uma das mais fiéis aliadas.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente