Justiça suspende liminar e ICMS volta a ser cobrado na conta de energia - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
16/03/2017 - 17h02m

Justiça suspende liminar e ICMS volta a ser cobrado na conta de energia

Do G1 TO 
Divulgação Celtins
ICMS volta a valer a partir desta quinta-feira (16)
ICMS volta a valer a partir desta quinta-feira (16)

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) vai voltar a ser cobrado duas vezes na conta de energia dos tocantinenses. Uma decisão do desembargador Eurípedes Lamounier, presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, derrubou a liminar que tinha suspendido a cobrança do ICMS duplo em janeiro deste ano.

A concessionária de energia, Energisa Tocantins, disse que a cobrança volta a valer a partir desta quinta-feira (16). A empresa não é parte do processo, já que quem pediu a suspensão foi o advogado Thiago Ribeiro da Silva e quem quer que seja mantida a cobrança é o governo do estadual.

A batalha judicial a respeito do ICMS só deve ser resolvida de forma definitiva no Supremo Tribunal Federal. Ao G1, Silva já avisou que vai recorrer da decisão "Essa é uma suspensão semelhando ao que aconteceu em Goiás, vamos levar o processo até as últimas instâncias. Ã? o STF quem vai decidir", disse.

Na decisão, o desembargador entendeu que se a cobrança ficar suspensa e o STF entender depois que a cobrança era válida, isso acarretaria prejuízos para administração pública e também poderia "acarretar malefícios concretos à população, que seria atingida", afirma Lamounier no texto.

Entenda o caso
A decisão liminar do TJ saiu no dia 26 de outubro de 2016 e determinou que o governo do Estado parasse de cobrar ICMS sobre a tarifa de uso dos sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica. Segundo a liminar, as cobranças são irregulares. Elas deixaram de ser repassadas em janeiro de 2017.

Conforme a 4ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas, o ICMS só pode ser cobrado em cima da energia efetivamente consumida. Essas outras cobranças são consideradas ilegais pelo Superior Tribunal de Justiça. O estado recorreu da decisão.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente