Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
29/02/2016 - 22h59m

Kátia Abreu apresenta prioridades para a Amazônia no parlamento Amazônico na ALETO

Maisa Medeiros e Glauber Barros 
Foto: Clayton Cristus
21 deputados de outros estados participaram da reunião
21 deputados de outros estados participaram da reunião

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB-TO), expôs as dificuldades do setor em palestra realizada na V Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico, na manhã desta quinta-feira, 25. A palestrante partiu do tema Investimentos do Governo Federal no Setor Agropecuário na Amazônia Brasileira e avaliou potenciais e restrições ao desenvolvimento econômico da região. Também foram lembrados os investimentos em hidrovias e rodovias para melhorar o escoamento de grãos.

Kátia Abreu apresentou algumas ações que devem ser realizadas para regularizar a pesca no Rio Amazonas, resolver os problemas referentes à regularização fundiária, apontada por ela como "a maior tristeza da região", e destacou que está otimista quanto à exportação de produtos tipicamente brasileiros, como o açaí.

Sobre o tema regularização fundiária, a ministra enfatizou que é preciso transferir terras da União para os estados. Segundo ela, a medida vai facilitar o processo de titulação das propriedades e incentivar os produtores de grãos.  

Ainda foram assunto da palestra a ampliação do agronegócio brasileiro no mercado internacional e os investimentos na exportação de produtos naturais como o cupuaçu e o guaraná, valorizados no exterior.

Parlamentares de oito estados participaram do encontro do Parlamento Amazônico. O evento também contou com a palestra do geólogo José Fanton, que abordou a Exploração de Insumos Agrominerais na Amazônia Brasileira, em especial, do potássio.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente