Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
02/06/2022 - 20h24m

LACEN-TO inicia processamento de amostras recolhidas na IPC Laboratórios

Mariana Ferreira/Governo do Tocantins 
Foto: Mariana Ferreira - Governo do Tocantins
Amostras seguem criterioso processo de avaliação
Amostras seguem criterioso processo de avaliação

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN/TO) iniciou o processamento de amostras de exames citopatológicos, que foram recolhidos do Laboratório IPC de Araguaína, garantindo o cumprimento dos critérios técnicos e de viabilidade analítica para a emissão dos laudos.  A previsão para conclusão dos trabalhos é até o final deste mês.

Este é o início dos trabalhos para a liberação dos resultados dos exames, com laudo. As amostras foram recolhidas após intervenção da Vigilância Sanitária na IPC Laboratórios Eireli, o que ocasionou a rescisão contratual da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), com a empresa.

O Laboratório catalogou 2.762 amostras de exames citopatológicos (rastreamento do câncer de colo de útero/exame preventivo), sendo todas minuciosamente avaliadas individualmente. "Nós estaremos processando as amostras em fases, iniciando pela coloração daquelas que foram recebidas sem nenhum processamento. A equipe terá ainda que realizar novo cadastro das amostras no Sistema de Informação do Câncer e no cadastro do LACEN, como executor da análise. Simultaneamente a equipe de especialistas estará analisando e concluindo os resultados para emissão dos laudos", explicou a diretora do LACEN-TO, Jucimária Dantas.

Sobre as amostras que não estavam aptas para análise, Jucimária afirma que "o LACEN irá encaminhar relatórios nominais (por município) para a Gerência da Oncologia, a fim de que as pacientes sejam recrutadas para realizar nova coleta, a qual deverá ser feita já no método de citologia em meio líquido, que é a metodologia adotada para esse exame aqui no Laboratório", finalizou.

Segundo o responsável pela Gerência da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, Rodrigo Cândido, "assim que recebermos os relatórios do LACEN, vamos entrar em contato com os municípios. O contato será individualizado, identificando quem precisa repetir e realizaremos a busca ativa e encaminhamentos dos atendimentos secundários. Tudo feito de imediato, a partir do momento em que recebermos as informações", afirmou.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente