Lançada pela Embrapa, soja transgênica adaptada ao cerrado é indicada para o plantio no Tocantins e em outros 4 Estados - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
14/04/2016 - 06h44m

Lançada pela Embrapa, soja transgênica adaptada ao cerrado é indicada para o plantio no Tocantins e em outros 4 Estados

Da Embrapa Cerrados 
Fofo: Embrapa/Divulgação
De ciclo médio e de crescimento semi-ereto, a BRS 8482CV é recomendada para plantio antecipado
De ciclo médio e de crescimento semi-ereto, a BRS 8482CV é recomendada para plantio antecipado

A Embrapa e a BASF lançam a primeira cultivar de soja do Sistema de Produção Cultivance para o Cerrado, que combina a utilização de uma variedade de soja geneticamente modificada de alto potencial produtivo com o uso de um herbicida de amplo espectro de ação para o manejo de plantas daninhas de folhas largas e estreitas. A BRS 8482CV foi lançada durante a nona edição Parecis SuperAgro, que termina nesta quarta-feira, 13, em Campo Novo do Parecis- MT.

VEJA TAMBÃ?M

LEIA O QUE FOI PUBLICADO SOBRE SOJA NO NORTEAGROTO

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS SOBRE MATOPIBA

Vai à Agrotins 2016? Divulgue sua marca, serviços e produtos!

A BRS 8482CV, desenvolvida pela Embrapa, em parceria com a Fundação Cerrados e Fundação Bahia, apresenta alto potencial produtivo (4000 kg/ha), sendo indicada para o plantio nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Bahia, Tocantins e Distrito Federal. Possui a vantagem de ser tolerante aos herbicidas do grupo das imidazolinonas e apresenta eficiência no controle de ervas daninhas resistentes ao herbicida glifosato como o capim amargoso (Digitaria insularis) e a buva (Conyza bonariensis). Com essa tecnologia, os sojicultores podem rotacionar herbicidas com diferentes mecanismos de ação para o manejo de plantas daninhas de difícil controle.

Além de se destacar como opção para manejo de plantas daninhas, a cultivar BRS 8482CV apresenta rendimento de grãos superior aos padrões utilizados, demonstrando a mesma rusticidade e estabilidade de comportamento, características importantes para atender à demanda dos sojicultores. De ciclo médio e de crescimento semi-ereto, a BRS 8482CV é recomendada para plantio antecipado. A semeadura deve ser feita preferencialmente entre 15 de outubro a 10 de novembro.

Outros pontos importantes observados na cultivar BRS 8482CV são as resistências aos nematoides causadores de galhas Meloidogyne incognita e a Meloidogyne javanica. Por estas características permite a sua utilização no sistema produtivo da sucessão de culturas em regiões cujos solos apresentam histórico de problemas com os nematoides de galhas, aumentando a sustentabilidade do sistema produtivo agrícola.

HERBICIDA SOYVANCE PRÃ? 

O herbicida que integra o Sistema Cultivance pertence à família das imidazolinonas e está registrado com o nome comercial de Soyvance® Pré. Desenvolvido pela BASF, o herbicida previne a infestação de plantas daninhas de folhas largas e estreitas, incluindo aquelas de difícil manejo. Sua aplicação é feita após o plantio até, no máximo, o estágio V1 da soja, o chamado Plante e Aplique. Com a facilidade de manejo oferecida pelo sistema, o controle das plantas daninhas é iniciado de forma preventiva, eliminando a matocompetição inicial e permitindo que as cultivares de soja expressem todo o seu potencial produtivo. (Da Embrapa Cerrados)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente