Leitura equivocada de artigo da LOM cria teoria da conspiração de Amastha contra Cinthia - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
08/03/2018 - 17h46m

Leitura equivocada de artigo da LOM cria teoria da conspiração de Amastha contra Cinthia

Do Portal CT 
Foto: Secom Palmas

A leitura equivocada de um artigo da Lei Orgânica do Município (LOM) gera muitos burburinhos nas redes sociais desde essa quarta-feira, 7. Pela interpretação que circula em grupos de WhatsApp, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), estaria armando "um golpe" contra a vice-prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), para entregar o comando de Palmas ao presidente da Câmara, José do Lago Folha Filho (PSD).

A teoria da conspiração prega que o artigo 62 impediria que a vice-prefeita assuma o comando do município seis meses antes da eleição.

Leia a íntegra do artigo:

"Art. 62 â?? Para concorrerem a outros cargos eletivos, o Prefeito deverá renunciar ao mandato e o Vice-Prefeito não poderá substituí-lo até 6 (seis) meses antes do pleito".

Advogados eleitorais ouvidos pelo blog concordam que a redação do artigo é simplesmente horrível, contudo, não se trata de nenhum golpe, nem de impedimento de posse da vice-prefeita no caso de renúncia do titular para disputar eleição.

Na verdade, o artigo estabelece regra para o caso de o prefeito ou o vice-prefeito disputarem eleições. Por isso, a frase começa com "para concorrerem", no plural.

Então, se o prefeito quiser disputar eleição tem renunciar ao mandato. Ponto. Depois: se o vice-prefeito quiser disputar eleição não pode assumir o comando do município até seis meses antes do pleito.

Assim, asseguram advogados eleitorais, Cinthia Ribeiro pode ficar tranquila porque, conforme promete Amastha, estará assumindo como prefeita às 8h45 do dia 3 de abril para cumprir o mandato até 31 de dezembro de 2020.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente