Líder do governo é eleito presidente, mas na chapa da oposição ao Paço - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
01/11/2015 - 10h31m

Líder do governo é eleito presidente, mas na chapa da oposição ao Paço

Do Portal CT 
Foto: Altamir Moreira/Câmara de Porto Nacional
Helmar Junior (centro) agredeceu ao prefeito pela oportunidade de ser presidente
Helmar Junior (centro) agredeceu ao prefeito pela oportunidade de ser presidente

O líder do governo na Câmara de Porto Nacional, Helmar Júnior (PR), foi eleito na terça-feira, 27, para presidir a Casa de Leis a partir de 2016. As duas chapas que disputaram à Mesa Diretora foram encabeçadas pelo republicano, sendo a primeira composta por membros da base e a segunda com a oposição. Apesar disto, o vereador votou com os opositores do prefeito Otoniel Andrade (PSDB).

O clima da sessão extraordinária foi tenso. O oposicionista Fábio Alves (Pros) resolveu se posicionar contra o grupo â?? denominado G7- e manifestou apoio a candidatura do vereador da base do prefeito Emivaldo Sousa, o Miúdo (PTB). Após o anúncio, os colegas de oposição resolveram lançar Helmar Júnior, mesmo este sendo líder do governo, com o restante da chapa composta por membros do G7.

Com a oposição lançando o líder do governo, os vereadores da base também decidiram apoiar o nome de Helmar Júnior para a presidência, mas com a chapa sendo composta pelos legisladores que sustentam a administração de Otoniel Andrade.

Com ambas encabeçadas por Helmar Júnior, as chapas foram compostas por Fernando Manduca (PDT), como vice-presidente; Geylson Neres Gomes (PMDB), primeiro-secretário; e Jefferson Lopes (PDT), segundo secretário; no caso da oposição. No grupo da base ficou estabelecido Francisco Sebastião (PRP), viceâ??presidente; Miúdo, primeiro-secretário (PTB); e Adael Oliveira (PSDB), segundo secretário.

O bloco da oposição venceu por sete votos a cinco. O vereador Fabio Alves (Pros), dissidente da oposição, votou em branco e após a eleição manifestou ser independente dentro da Casa.

Oposição ou base
CT tentou entrar em contato com Helmar Júnior, mas não obteve sucesso nas ligações. Entretanto, no Facebook o vereador divulgou nota à comunidade agradecendo a oportunidade de presidir e Câmara, estendendo cumprimentos ao deputado Cleiton Cardoso (PSL), do qual é sobrinho, pela articulação que resultou na sua eleição. O parlamentar estadual é oposição ao prefeito Otoniel Andrade.

Helmar Júnior não deixou de agradecer também ao chefe do Executivo municipal por "aceitar e compreender" o sonho de presidir a Câmara de Porto Nacional.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente