Mais de 500 alunos iniciam cursos técnicos no SENAI Tocantins - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
07/02/2020 - 21h45m

Mais de 500 alunos iniciam cursos técnicos no SENAI Tocantins

Por Priscila Cavalcante/Ascom SESI 
Foto: Divulgação SESI/TO

A oportunidade de aprender uma profissão já começou para mais de 500 novos alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Tocantins que iniciaram as atividades nesta segunda-feira, 03/02, com aulas inaugurais em todo estado. Os cursos técnicos têm duração média de 2 anos e foram iniciadas novas turmas nas unidades de Palmas, Taquaralto, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Araguaína e posto avançado de Xambioá.

A aula inaugural no Centro de Educação e Tecnologia em Palmas contou com a presença de mais de 200 novos alunos, da diretora regional do SENAI Tocantins, Márcia Rodrigues e dos conselheiros do SENAI, Geová Mendonça e Celso Cézar, este último representando o presidente deste Conselho, Roberto Pires.

O papel da instituição foi destacado pelo conselheiro na abertura da solenidade. "O SENAI foi criado para vocês, para oferecer uma mão de obra qualificada, ou mesmo, olhando por outro ponto, formar cidadãos que possam, por si e por seus esforços, se por dentro do mercado e integrar a essa sociedade de um modo produtivo", disse Cézar.

As empresas madrinhas dos cursos técnicos que estão iniciando também participaram do início das atividades e deram as boas-vindas aos alunos apresentando as empresas Energisa (representada pelo coordenador de operação Maurício Zanina), Quartetto Supermercados (representada pela diretora presidente Maria de Fátima de Jesus), Renault (representada pelo diretor José Forlan), Toyota (representado pelo gerente Gilmar Fernandes) e BR â?? distribuidora (representada pelo diretor da base Porto Nacional, André Alessandro).

Ao aderirem a este projeto, essas instituições abrem as portas para visitação e aulas técnicas, além de acompanharem a mão de obra formada na turma que adotam para a contratação quando surgem vagas, a exemplo da Renault que já possui em seu quadro alunos de turmas anteriores.

"Temos participantes dentro da nossa empresa que fazem parte de turmas do SENAI e tenho orgulho de falar que a gente participa disso como empresa madrinha. Não tem hora pra escolher o que a gente gosta, seja mais novo ou experiente, a hora é a hora que você decide mudar de vida", disse aos alunos o diretor da Renault, José Forlan.

A solenidade também contou com apresentação do palestrante Omar Hennemann e entrega de certificados e premiação para veteranos com a melhor classificação no simulado SAEP, realizado pelo SENAI para avaliação de desempenho dos alunos. A melhor avaliação do Tocantins foi do Emanuel Lobato, aluno de automação industrial em Palmas.

"O curso é excelente e não tenho anda a reclamar, o mérito não é só meu. Os professores também incentivam os alunos a sempre estudar e buscar conhecimento. Vale muito a pena fazer o curso técnico, ele abre muito o mercado", diz o aluno.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente