Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
02/09/2021 - 11h39m

Mais de 55 mil famílias têm direito a desconto na conta de energia, mas ainda não solicitaram

Ascom ETO Energisa 
Divulgação ETO Energisa
  • O desconto varia de 10% a 65% na tarifa de energia elétrica

O programa de Tarifa Social de Energia Elétrica atende mais de 153 mil consumidores tocantinenses, que são favorecidos com descontos de até 65% na conta de energia. Mas esse número poderia ser maior, já que o potencial de clientes que podem ter direito ao benefício, mas ainda não aderiram, é superior a 55 mil.

Desconto por faixa de consumo

O desconto varia de 10% a 65% na tarifa de energia elétrica. O percentual é gradativo e a apresentação na fatura do cliente é detalhada por faixa de consumo. Quanto menor o consumo, maior o desconto na conta de luz.

- Até 30 kWh por mês de consumo: 65% de desconto
- Acima de 30 kWh por mês até 100 kWh por mês: 40% de desconto
- Acima de 100 kWh por mês até 220 kWh por mês: 10% de desconto
- A partir de 220 kWh por mês: sem desconto

Quem tem direito?

Subsidiado pelo Governo Federal e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Tarifa Social atende clientes de baixa renda com a seguinte classificação residencial:


- Família inscrita no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional

- Família que tenha entre seus moradores quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC)

- Família indígena ou quilombola

- Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência, cujo tratamento ou procedimento médico necessite de uso continuado de equipamento que dependa do consumo de energia elétrica

Como se cadastrar na Tarifa Social?

Para ser beneficiado pelo programa, é preciso ser inscrito no Cadastro Único do Governo Federal e estar dentro de algum dos perfis mencionados acima. Depois, o cliente deve apresentar a documentação na Energisa: CPF; RG; Número de Identificação Social (NIS); telefone; e-mail; e a conta de energia para obtenção do número da unidade consumidora no qual deseja cadastrar o benefício.

Outro ponto de atenção é a atualização do cadastro. "Os descontos concedidos por meio da Tarifa Social são essenciais para as famílias tocantinenses, por isso reforçamos a importância de atualizar o cadastro a cada dois anos para que o cliente não perca o benefício", afirma o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Tocantins, Mauro Inácio dos Santos. Para atualizar o cadastro, o cliente precisa procurar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na cidade onde reside, antes de procurar a Energisa.

Canais de Atendimento

Site: energisa.com.br

WhatsApp da Gisa:  63 9222-6664

Aplicativo Energisa On

Call Center: 0800 721 3330

Agências de Atendimento

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente