Manejo integrado de pragas nas lavouras é tema da Abertura Nacional do Plantio de Soja na terça-feira, em Porto - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
02/10/2015 - 20h02m

Manejo integrado de pragas nas lavouras é tema da Abertura Nacional do Plantio de Soja na terça-feira, em Porto

Norte Agropecuario 
Divulgação
Controle de pragas da soja é uma das principais palestras do evento em Porto Nacional
Controle de pragas da soja é uma das principais palestras do evento em Porto Nacional

A cidade de Porto Nacional (TO) recebe a Abertura Nacional do Plantio da Soja, no dia 6 de outubro. O circuito de palestras gratuito tem como temas principais o Manejo Integrado de Pragas e a sustentabilidade da biotecnologia da soja. A programação faz parte do Projeto Soja Brasil (www.projetosojabrasil.com.br), que leva capacitação e informação técnica para os produtores rurais do País.

O evento acontece a partir das 8h30, na Fazenda Frigovale I (TO-050, KM 35) e promete reunir produtores, técnicos, estudantes e autoridades para discutir os desafios da safra 2015/2016. Uma das palestras mais aguardadas será a de Rafael Major Pitta, pesquisador da Embrapa Agrosilvipastorial. O profissional apresentará mitos e verdades sobre o manejo integrado de pragas nas lavouras.

"O enfoque da palestra é a quebra de paradigmas. Vamos levar informações para o produtor, números confiáveis e comprovações para um tema que geralmente divide opiniões. Alguns procedimentos para o controle de pragas ainda geram resistência por receio", destaca o pesquisador.

Pitta ressalta ainda que as decisões do produtor sobre o manejo adequado para o controle de pragas vão além do que o simples uso químico, mas também dependem do conhecimento técnico e biológico, daí a importância da constante atualização.

"Antes mesmo da chamada pulverização preventiva, é preciso monitorar e avaliar qual o nível de infestação que a praga atinge. Verificar o quanto a planta aguenta de dano. Deve haver controle estratégico da pulverização e não simplesmente o uso indiscriminado de química". As inscrições para o evento são gratuitas e seguem abertas até o dia 5 de outubro, pelo site do Projeto Soja Brasil (www.projetosojabrasil.com.br).

Realização do Canal Rural (http://www.canalrural.com.br/) e da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja Brasil), o Projeto Soja Brasil tem patrocínio da BASF e Mitsubishi, com apoio da Intacta e Yara Fertilizantes, além de apoio institucional do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). Com coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o projeto tem ainda consultoria do Safras & Mercado e Somar Meteorologia.

PROJETO 

O projeto Soja Brasil está em sua quarta edição. Nesta safra, são 11 meses de trabalhos. Durante o período, as equipes de reportagem do Soja Brasil acompanham o desenvolvimento da safra de soja nas regiões produtoras do País, do pré-plantio ao pós-colheita. O projeto é dividido em: Caravana Soja Brasil, Expedição Soja Brasil, Fóruns e Solenidade de Abertura Nacional do Plantio da Soja e Solenidade de Abertura Oficial da Colheita da Soja. Na Caravana, a carreta do Canal Rural circula pelos principais municípios produtores do País, levando informações de mercado, manejo, pragas e clima, bem como capacita os produtores rurais, por meio de palestras e cursos.

Na Expedição, duas equipes de jornalismo visitam as principais regiões produtoras, ouvem sojicultores e especialistas e, acompanham o desenvolvimento das lavouras. Nos fóruns, os temas que interessam os produtores a cada momento da safra são debatidos por especialistas que ajudam os produtores nas tomadas de decisão. Duas grandes solenidades marcam momentos importantes da Safra de Soja no País: Solenidade de Abertura Nacional do Plantio da Soja e a Solenidade de Abertura Oficial da Colheita da Soja (28 e 29 de janeiro de 2016, em Cristalina â?? Goiás). 

PROGRAMAÃ?Ã?O

8h30 - 9h - Credenciamento e Café da manhã

9h â?? 9h10 - Abertura

Ruben Ritter â?? presidente Aprosoja Tocantins

Donário Lopes de Almeida â?? presidente Canal Rural

Almir Dalpasquale â?? presidente Aprosoja Brasil

9h10 â?? 9h40 - Controle de pragas iniciais em soja e manejo com tratamento de sementes em Intacta

Palestrante: Milton Ide â?? Consultor BASF

9h40 â?? 10h10 - Ação interativa â?? Sustentabilidade da Biotecnologia

Palestrante: Adriana Brondani â?? diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB)

10h10 â?? 10h30 - Nova política fitossanitária brasileira

Palestrante: Fabrício Rosa â?? diretor-executivo da Aprosoja Brasil

10h30 â?? 11h - Quebra de paradigmas sobre o Manejo Integrado de Pragas

Palestrante: Rafael Major Pitta - pesquisador em Entomologia da EMBRAPA Agrossilvipastoril - MT

11h â?? 11h30 - Debate

Debatedor:

Fabrício Rosa â?? diretor-executivo da Aprosoja Brasil

Rafael Major Pitta - pesquisador em Entomologia da EMBRAPA Agrossilvipastoril - MT

Ruben Ritter â?? presidente da Aprosoja Tocantins

11h30 â?? 13h - Solenidade de Abertura do Plantio da Safra de Soja

13h â?? 13h30 - Ato de abertura do plantio (máquinas em campo)

13h30 â?? 14h30 - Almoço

14h30 â?? 16h - Demonstração de tecnologias nas áreas de estande

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente