Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
19/05/2022 - 15h46m

Manutenção preventiva de árvores pode prevenir acidentes com rede elétrica

Ascom ETO Tocantins 
Ascom ETO Tocantins
Equipe de linha viva, habilitada para trabalhos com rede energizada, realiza poda técnica.
Equipe de linha viva, habilitada para trabalhos com rede energizada, realiza poda técnica.
Uma boa estratégia para amenizar as altas temperaturas nos centros urbanos, a arborização proporciona vários benefícios, como proteção contra os ventos, absorção da poluição e, claro, a preservação da nossa flora. Porém, mesmo algo tão positivo, precisa ser feito com atenção. Ao plantar árvores de grande porte nas calçadas, por exemplo, os moradores podem acabar colhendo prejuízos no futuro.

Ao chegar próximo à rede elétrica, os galhos das árvores podem causar não apenas a interrupção no fornecimento de energia, mas provocar curtos-circuitos, rompimento dos cabos e, dependendo da situação, até causar incêndios. "Manter a vegetação longe da rede elétrica é uma medida de segurança para todos. E o cuidado deve começar desde o plantio das árvores, observando a distância correta em relação à rede de energia elétrica. Para evitar danos, é fundamental haver podas preventivas", explica a coordenadora de saúde e segurança da Energisa Tocantins, Luciana Teixeira.
Só no Tocantins, foram registradas 5.984 ocorrências por árvore na rede em 2021, o que representa cerca de 4,72% das interrupções de energia. Para evitar ocorrências deste tipo, a Energisa Tocantins investiu quase R$ 30 milhões nos últimos três anos em veículos e equipamentos para uso das equipes que executam o serviço de manutenção preventiva.

O que temos feito
Para preparar profissionais e empresas especializadas na contenção das galhadas, a Energisa realizou entre abril e maio, workshops em Palmas, Araguaína, Gurupi, Guaraí e Porto Nacional, com o objetivo de promover a prevenção de acidentes com choque elétrico e quedas.

Além do treinamento, a empresa destina as galhadas e folhas podadas para instituições e prefeituras para diversos fins, como a produção de adubo orgânico e cobertura vegetal do solo. Em 2021, por exemplo, a Energisa destinou para a Escola Família Agrícola (EFA), de Porto Nacional, mais de 40 mil quilos de folhas e galhos triturados.

Este ano, a empresa pretende destinar o material verde para Araguaína e Gurupi, onde estão acontecendo ações de manutenção preventiva. Esta atividade é contínua e acontece de acordo com a demanda nos municípios.

O que você pode fazer
Caso perceba que as árvores próximas à sua casa estejam embaixo da rede elétrica, mantenha a poda em dia. "Os serviços de manutenção no espaço público são de responsabilidade das prefeituras. E, em áreas privadas, cabe ao proprietário, responsável pelo imóvel ou condomínio contratar um profissional para isso. Porém, quando os galhos tocam ou estão muito próximos aos cabos de energia, a Energisa precisa ser acionada, por questões de segurança", explica o analista ambiental da Energisa Tocantins, Miguel Pinter. "Antes de plantar em qualquer espaço público é fundamental consultar a Prefeitura do seu município para saber das orientações necessárias, inclusive em relação à rede elétrica", reforça o analista.

Para entrar em contato com a Energisa Tocantins, utilize um dos canais de atendimento:
Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android) 
Assistente virtual Gisa (WhatsApp) - www.gisa.energisa.com.br www.energisa.com.br
Facebook.com/energisa
Twitter.com/energisa
Agências de atendimento presencial
Call center - 0800 721 3330
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente