Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
13/02/2016 - 00h38m

Marcelo Miranda abre mobilização contra o mosquito Aedes aegypti no Tocantins

Secom 

O governador Marcelo Miranda, acompanhado de ministros e do prefeito de Palmas, realiza uma mobilização contra o mosquito Aedes aegypti neste sábado, 13. Decorrente de uma ação iniciada pelo Governo Federal, aqui no Tocantins, o movimento terá início no Espaço Cultural, às 7h30, culminando com visitas a algumas residências de Palmas. A iniciativa integra o Dia "D" de Combate ao mosquito no Tocantins. O evento deve contar com a participação dos ministros do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rosseto; da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, senadora Kátia Abreu; o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, além de outras autoridades e representantes federais, estaduais e municipais.

Sensibilização

O objetivo da ação é sensibilizar a população sobre as medidas de prevenção para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika. A iniciativa faz parte do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti, proposto pelo Governo Federal. Após o evento, o governador Marcelo Miranda e comitiva vão visitar a Sala Estadual de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika, localizada no Anexo I da Secretaria Estadual da Saúde. De lá, o governador e comitiva visita residência e inicia as atividades de sensibilização da população, que se estenderão a outros municípios. Na capital, está prevista a presença de 321 policiais do Exército Brasileiro, 40 da Marinha e 100 policiais militares.

Ação no Tocantins

No Tocantins, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti já foram intensificadas conforme determinação do governador. Em recente pronunciamento, Marcelo Miranda chamou a população para entrar na guerra do combate aos focos do mosquito. Outra medida do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, é a instalação da Sala Estadual de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika.

Sala de Controle

A sala atua principalmente no apoio à implantação das salas municipais e na consolidação das atividades realizadas nos municípios para o combate ao Aedes aegypti. A implantação da sala é uma ação preconizada pelo Plano Nacional para Enfrentamento da Microcefalia, que tem como um dos eixos de atuação a intensificação das ações de prevenção e controle, com foco no vetor Aedes aegypti. Os municípios que necessitarem de orientação e apoio para implantação das salas municipais podem entrar em contato com a Sala Estadual por meio do email salaestadual.to@gmail.com ou pelos telefones 3218-3094 e 3218-4881.

Ações

O Tocantins inteiro está mobilizado com ações de combate ao mosquitoAedes aegypti. Além de Palmas, outros municípios tocantinenses também contarão com mobilizações, como Araguaína, Porto Nacional, Miracema, e Tocantinópolis.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente