Marcelo Miranda destaca a importância da juventude na transformação do Tocantins - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
30/10/2015 - 21h24m

Marcelo Miranda destaca a importância da juventude na transformação do Tocantins

Jarbas Coutinho / Governo do Tocantins 
Elizeu Oliveira / Governo do Tocantins
O evento conta com participação de caravanas formadas por integrantes de movimentos sociais de diversas localidades
O evento conta com participação de caravanas formadas por integrantes de movimentos sociais de diversas localidades
  • Marcelo Miranda ressaltou que as mudanças na história, na política e no desenvolvimento econômico do Estado passam pela participação ativa dos jovens

Implantar políticas públicas de inclusão da juventude e criar espaços de integração entre os diversos movimentos sociais, estudantis, étnico-raciais e culturais. Esse é o principal fundamento da realização da 3ª Conferência Estadual da Juventude, aberta pelo governador Marcelo Miranda, na manhã desta sexta-feira, 30, no Colégio Militar, em Palmas, com a presença do secretário nacional da Juventude, Gabriel Medina, e representantes de todo o Estado.

Ao citar o tema da conferência, As várias formas de mudar o Tocantins, o governador Marcelo Miranda remeteu ao passado, quando teve as primeiras percepções da necessidade de mudanças do mundo à sua volta e conclamou a juventude a participar ativamente dessa abertura democrática, proporcionada pelo poder público na elaboração das  políticas voltadas para o segmento da juventude.

"O que motivou cada um de vocês a estar aqui tem a ver com o desejo de provocar mudanças, de inovar, de transformar o Tocantins, e vocês são privilegiados pela oportunidade de serem ouvidos e terem suas ideias transformadas em políticas públicas. Esse é o real sentido dessa conferência", disse o governador, lembrando aos conferencistas que uma juventude participativa é aquela que discute, analisa e provoca mudanças.

Ao encerrar sua fala, Marcelo Miranda ressaltou que as mudanças na história, na política e no desenvolvimento econômico do Estado passam pela participação ativa dos jovens. "Vocês são parte indispensável nesta caminhada rumo à construção de um Tocantins para todos", lembrou.  

O secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina, disse que as conferências constituem um espaço de diálogo importante para ouvir os mais diferentes segmentos jovens da população em todo o País e explicou que essas discussões vão resultar na construção do Plano Nacional da Juventude para os próximos dez anos. "O documento é que vai nortear toda as políticas públicas para o segmento jovem do Brasil, daí a importância de ouvi-los, para que possam apontar as suas próprias demandas", destacou. 

Homenagens

Durante a solenidade, a Superintendência de Juventude homenageou com o título "Amigo da Juventude" 11 personalidades do Estado, que se destacaram pelos serviços prestados à juventude tocantinense.

Participação

A 3ª Conferência Estadual da Juventude é uma iniciativa do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude e está sendo  realizada nesta sexta e sábado. O evento conta com participação de caravanas formadas por integrantes de movimentos sociais de diversas localidades. Durante dois dias eles vão participar do processo de discussão e elaboração de políticas públicas para a juventude, além de criar espaços de integração entre os diversos movimentos sociais.

As propostas a serem apresentadas nessa etapa estadual foram amplamente discutidas e selecionadas pelos segmentos sociais nas etapas regionais, realizadas nas cidades de Araguatins, Tocantinópolis, Araguaína, Colinas, Paraíso, Porto Nacional, Gurupi, Palmas e Dianópolis. Na ocasião foram definidas propostas para onze eixos temáticos: Participação social; Educação; Trabalho; Diversidade; Saúde; Cultura; Comunicação; Esportes; Território e mobilidade; Meio ambiente; e Segurança pública e acesso à justiça.

As etapas regionais contaram com ampla participação dos segmentos juvenis do Estado, a exemplo dos movimentos feministas, LGBT, movimento estudantil, religiosos, entre outros, quando foram eleitos os 308 delegados que vão apresentar as demandas de cada região nesta etapa da conferência.

Já as propostas levantadas nesta etapa estadual serão apresentadas na Conferência Nacional de Juventude, que será realizada de 16 a 19 de dezembro, em Brasília.

Prestigiaram a abertura do evento os deputados estaduais Valdemar Júnior, Nilton Franco e Ricardo Aires, secretários de estado e outros auxiliares do governo.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente