Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
18/05/2016 - 23h27m

Marcelo Miranda entrega benefícios que fortalecem a segurança pública do Tocantins

Cláudio Paixão / Governo do Tocantins 
Lia Mara / Governo do Tocantins
A Equipe Aérea de Segurança Pública é apta para atuar nas mais remotas localidades do território estadual
A Equipe Aérea de Segurança Pública é apta para atuar nas mais remotas localidades do território estadual
  • O que estamos presenciando aqui é o esforço de todos, para vermos o nosso Tocantins livre do medo e da insegurança, ressaltou o Governador - Lia Mara / Governo do Tocantins
  • De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, Glauber de Oliveira Santos, uma das grandes dádivas do momento é a integração das forças de segurança no Tocantins
  • Foram entregues 51 veículos, que serão usados no fortalecimento da segurança no Tocantins, sendo dois micro-ônibus, três vans, um caminhão, 13 caminhonetes e 32 veículos padrão

Frente ao fortalecimento da Segurança Pública no Tocantins, o governador Marcelo Miranda entregou na tarde desta terça-feira, 17, reforços para o combate à criminalidade no Estado. Foram entregues mais de 50 veículos e foi anunciado o retorno das atividades do helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Durante a solenidade, o governador Marcelo Miranda ressaltou que o Governo está trabalhando para enfrentar a violência, e garantir paz e tranquilidade à população. "O que estamos presenciando aqui é o esforço de todos, para vermos o nosso Tocantins livre do medo e da insegurança. Um trabalho que continuaremos realizando juntos", destacou ao acrescentar. "A partir de hoje, tanto o helicóptero quanto os veículos serão de fundamental importância para reforçar a segurança no nosso estado", apontou.

O secretário de Estado da Segurança Pública, César Simoni, lembrou que, no início da gestão, a segurança pública do Tocantins estava em uma situação precária e que esse quadro está sendo revertido. "Hoje é um dia muito importante para o Estado do Tocantins. Já conseguimos retomar as ações de segurança pública e com a as atividades do helicóptero vamos conseguir melhores resultados", destacou.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Dodsley Yuri Tenório Vargas, as medidas que estão sendo adotadas pelo Governo do Estado e os benefícios que foram entregues são reforços para a segurança e a garantia de vida em situações emergenciais. "O apoio aéreo é uma ferramenta de segurança pública e faz parte de ações integradas do Governo do Estado", ressaltou.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, Glauber de Oliveira Santos, uma das grandes dádivas do momento é a integração das forças de segurança no Tocantins. "A Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros estão compromissados e integrados em defesa do povo tocantinense. Uma oportunidade de servir cada vez melhor o cidadão", disse.

Veículos

Ao todo, foram entregues 51 veículos, que serão usados no fortalecimento da segurança no Tocantins, sendo dois micro-ônibus, três vans, um caminhão, 13 caminhonetes e 32 veículos padrão. Destes, oito são Cautela Judicial, nove são cedidos, 23 são frutos de doações e 11 aquisições via convênios entre instituições.

Para deixar o helicóptero apto à operacionalização, o Governo do Estado destinou orçamento em torno de R$ 1,3 milhão. Trata-se de um equipamento multifuncional, bastante versátil, que pousa em locais restritos, de difícil acesso a pé ou utilizando-se outros meios de transporte.

Atuação

A Equipe Aérea de Segurança Pública é composta por integrantes da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, capacitados e treinados para atuação nas mais remotas localidades do território estadual.

Atua no policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, no deslocamento rápido de fração de tropa, no transporte de reeducandos do sistema prisional, no apoio à fiscalização das rodovias estaduais, rios, lagos, mananciais, nasUnidades de Conservação e no combate a incêndios florestais, além de salvamentos, por meio de apoio a resgates e remoções aeromédicas.

Tropas especiais

Na ocasião, também foram apresentados os policiais militares que integram a Força Tática. Eles são treinados para operar em veículos de quatro rodas, duas rodas, choque ligeiro para dispersão de distúrbios civis, onde não seja necessário o emprego de tropa de operações especiais.

Também estiveram presentes, os bombeiros militares que foram qualificados no curso Salvamento e Atendimento Pré-Hospitalar (resgate), bem como os alunos / bombeiros que estão realizando o curso de formação de Mergulho e Salvamento Aquático.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente