Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
25/11/2015 - 20h43m

Marcelo Miranda inaugura primeira etapa do Programa Água Para Todos em Pindorama

Luiz Henrique Machado / Governo do Tocantins 
Tharson Lopes / Governo do Tocantins
O agricultor Floriano da Silva bombeia água da cisterna no quintal de casa
O agricultor Floriano da Silva bombeia água da cisterna no quintal de casa

Moradores da zona rural de Pindorama, a 290 km de Palmas, no sudeste do Estado, comemoram dia 27, sexta-feira, a conclusão da primeira etapa do Programa Água Para Todos, com a instalação das cisternas. A data será celebrada com festa e terá presença do governador Marcelo Miranda, do presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Eder Fernandes, e demais secretários de Estado. Pindorama conta com 280 unidades de cisternas, o que significa mais de R$ 2,5 milhões de investimento.

Para o presidente da ATS, Eder Fernandes, a conclusão da primeira etapa de instalação das cisternas é motivo de festa. "Quando assumimos a presidência da agência, havia um pouco mais de 12% das cisternas instaladas, além de muitas irregularidades no cadastro de beneficiados e a possibilidade de o Ministério cancelar a execução do programa. Conseguimos dar sequência às atividades, reorganizamos todos os cadastros e ainda instalamos bem mais que o dobro de cisternas em relação ao que havia sido feito. Agora chegamos ao tão sonhado dia de realizar as oficinas de capacitação dos beneficiados, sobre manuseio dos equipamentos, e entregaremos os certificados de propriedade das cisternas", pontuou. a ATS é responsável pela coordenação de todos os trabalhos relacionados ao Programa Água Para Todos, do Ministério da Integração

A instalação das cisternas visa amenizar o problema da seca no sudeste do Tocantins, possibilitando que as famílias da zona rural tenham onde armazenar água durante a estiagem. Cada unidade tem capacidade para 16 mil litros. O kit entregue pelo programa tem também uma bomba manual, que serve para retirar a água e uma cobertura que tem a função de captar a água da chuva.

Inicialmente, o Programa havia destinado 11.350 unidades para o Tocantins, porém, 300 foram queimadas em um incêndio criminoso, no ano passado. Segundo a ATS, cerca de 44.200 pessoas serão beneficiadas diretamente com os investimentos, que somam R$ 75.142.678,00.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente