Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
30/08/2015 - 20h19m

Mateiros e municípios vizinhos contribuem com 29,41% da produção de grãos do Estado

Norte Agropecuario 
Arquivo/ Seagro
Jalapão com produção de grãos em alta
Jalapão com produção de grãos em alta

Mateiros e municípios vizinhos, que fazem parte da regional de Porto Nacional, contribuem com 29,41% da produção de grãos do Estado. A área plantada nesses municípios é de 342,32 mil hectares e a produção de mais de 1,2 milhão de toneladas. A soja é a principal cultura, mas a região também se destaca no plantio de milho e arroz. O levantamento foi divulgado pela Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro).

Em Mateiros, envolvendo os municípios da região do Jalapão acontece nesta sexta-feira, 27, o Circuito Tecnológico da Cadeia Produtiva de Grãos. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Seagro, Sistema OCB/Sescop - TO, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sistema das Organizações das Cooperativas do Brasil (OCB) e parceiros, com objetivo de efetivar políticas públicas para o setor produtivo de grãos. Em Gurupi e Porto Nacional o circuito foi um sucesso de público, com maioria formada por produtores rurais e técnicos e intensa participação da iniciativa privada.

No evento, o economista e analista de mercado da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Pedro Arantes ministra a palestra "Comercialização de Grãos" e esclarece sobre a necessidade do produtor manter-se bem informado para continuar tendo lucratividade. Ele diz que o produtor tem que estar atento às informações sobre o mercado, variação cambial do dólar e safras americana e brasileira. "O produtor deve acompanhar os fatos, observar as tendências, ter o custo da produção em mãos e vender a produção na hora certa para ter lucratividade", aconselha o economista.

Outro palestrante, o engenheiro agrônomo da empresa Semear Engenharia Agronômica, Leonardo Borges, traz informações sobre agricultura de precisão. Ele esclarece que para obter alta produtividade da lavoura é necessário fazer o uso da tecnologia da agricultura de precisão, mapear os solos, com o uso do GPS e baseado nos resultados das amostras usar o calcário na medida certa. "Nos estudos realizados em áreas comerciais o produtor consegue colher até 86 sacos por hectare, quando a média é de 55 sacos por hectare", afirma.

Agricultura de Precisão Trata-se de um sistema de manejo integrado de informações e tecnologias, fundamentado nos conceitos de que as variabilidades de espaço e tempo influenciam nos rendimentos dos cultivos. A agricultura de precisão visa o gerenciamento mais detalhado do sistema de produção agrícola como um todo, não somente das aplicações de insumos ou de mapeamentos diversos, mas de todo os processos envolvidos na produção. (com informações da Seagro).

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente