Mauro Carlesse busca normalidade da máquina pública para Estado voltar a investir - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
07/05/2018 - 16h08m

Mauro Carlesse busca normalidade da máquina pública para Estado voltar a investir

Do Portal CT 
Foto: Esequias Araújo/Secom Tocantins
Mauro Carlesse governa interinamente o Estado e candidato na suplementar
Mauro Carlesse governa interinamente o Estado e candidato na suplementar

Candidato da coligação "Governo de Atitude", Mauro Carlesse (PHS) já ocupa o Palácio Araguaia interinamente e entrou na disputa para se manter à frente do Executivo até o final do ano e, para isto, apresentou um projeto com 20 itens prioritários. O postulante afirma em seu programa ter o objetivo de "estabelecer a normalidade da máquina pública estadual" buscando o "equilíbrio fiscal das contas" para propiciar investimentos que possam se converter em benefícios para a população.

Para atingir esta meta, Mauro Carlesse apresenta como primeiro item do programa de governo o ajuste fiscal. O candidato humanista promete a redução sistemática no número de servidores contratados e nomeados, medidas de contenção de despesas gerais da máquina pública e ainda uma renegociação de débitos em geral. O governador interino â?? que já reduziu a jornada do funcionalismo e exonerou 1.359 funcionários â?? reforça que tais medidas "não devem comprometer o desenvolvimento dos serviços públicos".

Apesar da intenção de diminuir o número de funcionários na administração pública, Mauro Carlesse admite no programa que o Estado está em débito com o efetivo, citando as progressões estabelecidas em Lei e a data-base. Quanto a isso, o candidato se compromete a "estabelecer um canal de discussão" com a categoria. Paralelo a isso, também é reforçado que uma solução em relação aos concursos públicos em andamento no Tocantins.

A coligação também defende a reforma do Estado. "Nosso modelo é gigante e ineficiente. Precisa de uma reformulação adequada a nossa realidade e sintonizada com os modernos preceitos de produtividade aliada a economicidade", avaliam. Para o grupo de Carlesse, o Tocantins precisa se adequar à nova realidade, adotando uma uma administração "enxuta e eficiente".

Combate à corrupção e transparência
Combate à corrupção também é uma das preocupações de Carlesse. No programa de governo é defendido uma parceria com os Poderes constituídos e com o Ministério Público, o que, segundo alega, irá propiciar um "ataque direto para coibir qualquer tipo de ação que possa colocar em vulnerabilidade o patrimônio do Estado". Neste item, o candidato propõe a revisão de todos os contratos em andamento para corrigir ou anular qualquer abuso.

Com o objetivo de garantir mais transparência, a coligação "Governo de Atitude" sugere a criação de um fórum permanente composto por "variados segmentos da sociedade". O programa também traz os itens "respeito ao cidadão" e "inclusão social", o primeiro fala de ações para atender a sociedade com "com eficiência e qualidade", e o segundo estabelece como meta  diminuir os índices de pobreza.

Municipalismo no programa
Mote da campanha de Mauro Carlesse, o municipalismo também é abordado. A coligação "Governo de Atitude" pretende fortalecer parcerias com as prefeituras por meio do "Plano de Ação Municipal". A intenção é criar uma estrutura nas cidades voltada para a elaboração de projetos, análise de viabilidade, formulação de convênios e acompanhamento da execução destas ações.

Em relação à educação, o programa de governo de Carlesse defende ser necessária uma readequação do sistema de ensino e de toda sua estrutura física. O modelo de escola em tempo integral é um dos objetivos da coligação, bem como a implantação de unidade técnicas e militares. Quanto à segurança pública, é indicado investimento em inteligência, informação e tecnologia compartilhadas entre as corporações.

Desenvolvimento econômico
No que tange ao desenvolvimento, o grupo de Carlesse vê o agronegócio é uma das molas impulsionadoras do crescimento econômico do Tocantins e, para promovê-lo, propõe incentivos fiscais aliados a investimento em estrutura. "São elementos indispensáveis e que nortearão nossas iniciativas para o fortalecimento do setor", defendem. A coligação também fala em desenvolver o turismo por ver na área uma possibilidade de aumento de receita e emprego no Estado. O governador interino propõe a discussão de políticas visando  a construção de "um forte pólo turístico".

Carlesse também aborda o meio ambiente no programa de governo, defendendo a realização de parceria com organismos nacionais e internacionais para o desenvolvimento de ações para esta a área. O aparelhamento dos órgãos estaduais de proteção ambiental também é defendido. Paralelo a esta área, a coligação também fala da agricultura, setor que coloca como responsável por um "percentual relevante" do Produto Interno Bruto (PIB), e, por isso, propõe uma política de manutenção das estradas estaduais e vicinais.  "Ã? preponderante para continuar o crescimento", diz.

A recuperação da malha asfáltica e estradas vicinais também é abordado no item infraestrutura do programa de governo. Mauro Carlesse tem expectativa de assinar contratos com a Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Brasil (BB) para garantir obras pelo Tocantins. Apesar da proposta, recentemente a Justiça proibiu liminarmente a CEF de promover qualquer operação de crédito em favor do governo do Estado.

Diversidade
A coligação ainda reserva espaço para tratar do respeito a diversidade, que terá atenção especial, se o projeto for eleito. "� um caminho que ainda há muito a percorrer, mas que com políticas de governo adequadas e condizentes com o desejo de toda sociedade iremos avançar e construir um Estado melhor para todos", defende. Em relação à cultura, o grupo promete "reestabelecer um amplo diálogo com aqueles que fazem a verdadeira cultura tocantinense", colocando o fundo cultural do Estado como "instrumento"para potencializar área.

Carlesse ainda indica a implantação de política para garantir os direitos fundamentais da pessoa humana, garantindo respeito às minorias e abrindo o diálogo com todos os segmentos. A humanização dos presídios e centros de recuperação também é um objetivo.

O grupo encabeçado por Carlesse também garante a implantação de políticas para a juventude e a promoção do esporte amador e profissional no Tocantins. Em outro programa de governo divulgado pela assessoria da coligação "Governo de Atitude", itens abordando ações para mulheres, crianças e idoso são acrescentados.

O programa de governo da coligação "Governo de Atitude" está disponível no Sistema da Justiça Eleitoral de Divulgação de Candidaturas e Contas. Nesta série do CT, todos os candidatos do pleito suplementar terão as propostas abordadas.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente