Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
09/05/2022 - 17h28m

Meio Ambiente e Recursos Hídricos abre participação na Agrotins 2022 com a realização de mesa-redonda sobre a Redução de Queimadas no Tocantins

Ester Dutra*/Governo do Tocantins 
CARD: Divulgação
Mesa-redonda Redução de Queimadas  no Tocantins irá acontecer às 14h desta terça-feira, no auditório Beija-Flor
Mesa-redonda Redução de Queimadas no Tocantins irá acontecer às 14h desta terça-feira, no auditório Beija-Flor

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) abre sua participação na Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2022) nesta  terça-feira, 10, com a realização de uma mesa-redonda com o tema Redução de Queimadas  no Tocantins que será intermediada pela secretária executiva, Karynne Sotero.  

desta iniciativa, a Semarh também estará levando para a Agrotins atendimentos sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o ICMS-Ecológico, além da exposição de amostras do monitoramento qualiquantitativo de água dos principais rios do Tocantins. Propriedades rurais consideradas modelos no Estado estarão em destaque no Espaço Sustentável.

A mesa-redonda Redução de Queimadas  no Tocantins  irá acontecer às 14h desta terça-feira, no auditório Beija-Flor e terá a participação da  diretora de Desenvolvimento Ambiental para Sustentabilidade, Erliete Gadotti, tenente Eduardo Augusto Amaral da Silva, oficial de combate a incêndio do Batalhão no Tocantins e o major do Corpo de Bombeiros, Alex Mattos Fernandes.

Segundo a diretora de Desenvolvimento Ambiental para Sustentabilidade, Erliete Gadotti, a feira é um importante espaço para debater essa temática, visto que dentre o público-alvo estão os produtores rurais. "Levar informações e orientações sobre os danos provocados pelas queimadas ao produtor rural é fundamental para que as práticas agrícolas desenvolvidas por eles sejam feitas da melhor maneira possível, evitando prejuízos ambientais, até porque a prevenção é um dos pilares do controle e combate das queimadas no Tocantins".

Pagamentos por Serviços Ambientais

A segunda mesa-redonda promovida pela Semarh irá abordar o tema Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), na sexta-feira, 13, onde a superintendente de Gestão e Políticas Públicas Ambientais da Semarh irá discorrer sobre a política de PSA, que está sendo construída pelo Tocantins esse ano e, é, um grande avanço para o estado. "Com a construção da política de PSA, o Tocantins será um dos primeiros estados da federação a tratar em legislação o tema, após a nova lei federal", ressaltou a superintendente.  

A mesa-redonda trará também informações e exemplos sobre o programa que remunera produtores rurais que contribuem para a conservação do meio ambiente e, que, consequentemente, ajudam a aumentar e garantir os serviços ecossistêmicos de suporte à vida, como provisão de água, clima, produção de fibras, medicamentos e alimentos.

Agrotins

A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022) acontece de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional, das 9h às 19h. A expectativa é que cerca de 120 mil pessoas circulem pelo parque nos cinco dias de evento.


Considerada a maior feira de agrotecnologia da Região Norte do país, os visitantes que forem à feira terão acesso às palestras, rodas de conversa,  exposição de pesquisas, projetos e tecnologias do agro.

A Feira é uma organização do Governo do Estado, por meio da Seagro e suas vinculadas Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT), Tocantins Parcerias, e em conjunto com empresas, instituições de governo, pesquisas e educacionais, entre outras.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente