Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
10/09/2015 - 22h41m

Ministério da Previdência Social renova certificado de regularidade previdenciária do Tocantins

Do Portal CT 
Divulgação
Edificio sede do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins
Edificio sede do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins
O Ministério da Previdência Social (MPS) renovou a regularidade previdenciária do Tocantins. O Estado diz ter conseguido a renovação depois de cumprir 34 dos 35 itens exigidos para concessão do Certificado de Regularidade Previdenciária. O novo certificado terá validade até 8 de março de 2016. O único item em desconformidade com as regras do MPS, conforme a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), foi garantido pela liminar da Justiça Federal, obtida em fevereiro deste ano pelo governo do Estado. Para o governador Marcelo Miranda (PMDB), a emissão do certificado tem "significado relevante, uma vez que representa nossa preocupação e esforço em manter o governo organizado e apto a receber recursos federais".

O presidente do Igeprev, Jacques Silva, disse que a equipe do instituto tem trabalhado muito para manter toda a documentação em dia e vem atuando com firmeza para que as aplicações dos recursos previdenciários cumpram todas as normas legais tanto do MPS quanto da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). "Cumprimos 34 itens e em alguns deles apresentamos mais de 70 documentos diferentes para atestar a nossa regularidade", enfatiza Jacques Silva.

Ele explica ainda que a nova gestão está implantando rotinas administrativas para verificação constante dos pagamentos feitos pelos diversos organismos do governo do Estado ao instituto. "Estamos criando mecanismos para verificar com maior rapidez e precisão os pagamentos dos recursos previdenciários, tanto da parte recolhida pelos funcionários, quanto pela parte patronal devida por cada secretaria, autarquia ou pelos poderes e instituições", frisa o presidente.

Aplicações
Outro ponto que Jacques Silva faz questão de enfatizar é sobre a regularização das aplicações do Igeprev-TO, ressaltando que dois dos sete fundos que estavam desenquadrados no início do ano foram colocados dentro dos parâmetros que prevê a legislação. Ele diz ainda que a equipe de investimentos trabalha para manter todas as aplicações enquadradas dentro da legislação e regras dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

"Conseguimos colocar dois fundos dentro da margem de 25% de aplicação máxima que os RPPS podem ter nos fundos de investimentos e ainda trabalhamos para enquadrar outros cinco restantes", declara.

Memória
No início deste ano, o Igeprev encontrava-se sem política de investimentos definida, o que deveria ter sido feito em 2014 e que ajudou a inviabilizar, em janeiro, que o MPS concedesse o CRP.

Além disso, a gestão anterior encontrava-se em dívida com o instituto por não repassar desde agosto de 2014, os recursos previdenciários, tanto a parte recolhida dos servidores, quanto a parte patronal. Além disso, também havia vários desenquadramentos relativos às aplicações em fundos de investimento.

A atual gestão conseguiu a regularidade após pagar a parte relativa aos recolhimentos dos funcionários e ainda fazer o parcelamento do que era devido da parte patronal. Além disso, o Conselho de Administração foi reunido para que fosse definida a política de investimentos, que optou pelas aplicações mais seguras, ao invés de colocar os recursos em fundos passíveis de perdas, como as que aconteceram entre 2011 e 2014, totalizando cerca de R$ 263 milhões.(Com informações da Secom)
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente