MPC pede para o TCE impedir aumento de gastos com pessoal e licitações governo interino de Carlesse - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
28/03/2018 - 12h21m

MPC pede para o TCE impedir aumento de gastos com pessoal e licitações governo interino de Carlesse

Do Portal CT 
Divulgação
Ministério Publico quer interferir em tudo, tendo impedir andamento das ações governamentais
Ministério Publico quer interferir em tudo, tendo impedir andamento das ações governamentais

O Ministério Público de Contas (MPC) acionou a presidência do Tribunal de Justiça (TJTO) para que o governador interino do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS),  e seu sucessor eleito no pleito suplementar fiquem impedidos de realizar operações financeiro-orçamentárias que não se conformem com os preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)  e com as vedações da Lei de Eleições.

A ação do MPC, ingressada em parceria com o Ministério Público do Estado (MPE), elenca entre as operações a serem impedidas: qualquer pagamento que não seja prioritário, reajuste do salário do funcionalismo, a criação de novos cargos; alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; contratações temporárias, provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal.

Para fazer o pedido liminar ao Judiciário, o Ministério Público de Contas lembra que o ex-presidente da Assembleia Legislativa Sandoval Cardoso (SD), em 2014, e o deputado federal Carlos Gaguim (Podemos), em 2009, receberam parecer pela rejeição das contas nos anos em que administraram o Tocantins como governadores â??tampõesâ??.

"O histórico recente de governadores temporários do Tocantins prediz a probabilidade de um cenário tenebroso paras contas públicas, com consequências irremediáveis ao tesouro estadual, já combalido pela crise econômica nacional e pelas gestões das últimas décadas", discorre a ação assinada pelo Procurador-Geral de Contas,  Zailon Miranda Labre Rodrigues; e pelo promotor Edson Azambuja.

A ação do MPC e MPE chega a ser mais dura. "O perigo de saqueamento e pilhagem dos cofres estaduais é iminente. Entretanto, necessário é se resguardar o patrimônio público não apenas de ações imediatas, mas sim até o final do exercício financeiro, a evitar qualquer dilapidação advinda da transitoriedade da gestão e possam ainda refletir na gestão a se iniciar", argumenta.

O ministérios ainda pedem liminarmente que os governadores e secretários deste exercício financeiro fiquem impedidos de realizar novos procedimentos licitatórios com objetos que venham impactar e comprometer o equilíbrio das finanças e contas públicas.

"O diagnóstico das gestões temporárias e transitórias é de malignidade ao frágil patrimônio do Tocantins. Portanto, deve-se restringir a atuação dos governos interinos, sem quaisquer gastos ordinários. As medidas do governo interno devem restringir-se ao movimento regular da máquina administrativa, execução de despesas vinculadas, inadiáveis e atos de pagamentos automáticos", conclui.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente