Município de Lavandeira comemora 22 anos e emancipação nesta terça 19 - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 16 de abril de 2024.
16/12/2017 - 22h11m

Município de Lavandeira comemora 22 anos e emancipação nesta terça 19

Rodrigues di Sousa do Portal JTI 
Divulgação

A Prefeitura de Lavandeira preparou uma mega estrutura para comemorar seus 53 anos de história e 22 anos de emancipação política e independência administrativa durante três dias de festa com uma mega estrutura montada no centro da cidade.

Embora a data oficial seja dia 19 de dezembro, o prefeito Roberto César (PMDB) com o apoio do Poder Legislativo Municipal e do governo do Estado por intermédios da deputada federal Dulci Miranda (PMDB) e do deputado estadual Valdemar Junior (PMDB), montou uma mega estrutura na principal avenida da cidade em frente a praça da matriz com três dias de shows artístico com muito forró e sertanejo.

Com uma programação diversificada, onde começa com alvorada festiva na madrugada deste domingo 17 e em seguida com a 1° Pedalada Ecológica do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) dos municípios do Vale do Rio Palma, e organizada pela secretária municipal de Meio Ambiente, Limpeza Urbana, Turismo e Desenvolvimento Econômico, com apoio das secretárias de Educação, Ação Social, Esporte e lazer, transportes e Administração e Finanças e demais órgãos do município, terminará a noite com mega show com quatro bandas revezando no palco, as duplas c/ Carlos & Reis / Darley Junior / Gino dos Teclados e Adriano Lima.

Já na segunda-feira dia 18 será a vez de a criançada receber seus presentes de aniversário e natal, sobre a organização da primeira dama e secretária de Ação Social Rivania Serafim e os demais membros da equipe. Já a noite será a vez de três bandas revesarem pelo grande palco a noite toda com c/ Abelhinha dos teclados / Carlos Miller e mega show com Forró Rasgado.

Já na terça feira 19 será o dia D, onde o prefeito Roberto César e sua equipe terão uma extensa agenda de atividades, começando pelo culto ecumênico, e logo em seguida grande inauguração de varias obras, dentre elas a Unidade Básica de Saúde Liliane Gândara, o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Rosilda de Souza Tavares e a Feira Livre José Alfredo Lima, e em seguida inaura a reforma e  ampliação da Unidade deSaúde D. Sebastiana.  Na oportunidade prefeito também apresentará aos convidados e a população as obras de pavimentação urbana.

Está prevista ainda durante as inaugurações a entrega de certificados de cidadão Lavandeirense para os pioneiros do município de Lavandeira João Cardoso, Filomena Rodrigues de Santana, Antônio Gonçalves da Cruz e Maria Castro, uma honraria pela suas contribuições durante mais de 4 décadas em prol do desenvolvimento do município.

Ao meio dia o prefeito Roberto César oferecerá um grande churrasco ao povo lavandeirense e convidados. Já às 16 horas sé a vez da grande final do campeonato municipal de futebol amador, pela secretaria municipal de Esportes, no Estádio Municipal do Complexo Esportivo professor Leyvalmir Rodrigues. Já a noite será a vez do mega show com a dupla Allef & Linniker e em seguida Thiago Jhonatan, com abertura e encerramento de Cleber Caetano dos teclados.

Veja programação:

DIA 17/12: 05:00 Hs. ALVORADA FESTIVA COM A BANDA DE FANFARRA MUNICIPAL;

                        07:00 Hs. 1ª PEDALADA ECOLOGICA COM ALMOÃ?O PARA OS CICLISTAS;

                           08:00 Hs. MISSA DE AÃ?Ã?O DE GRAÃ?AS

                        19:30 Hs. SHOWS c/ Carlos & Reis / Darley Junior / Gino dos Teclados e Adriano Lima;

                DIA 18/12: 08:00 Hs. ATIVIDADES VARIADAS;

                             15:00 Hs. ENTREGAS DE BRINQUEDOS PARA CRIANÃ?AS;

                                16:00 Hs. APRESENTAÃ?Ã?ES CULTURAIS COM SHOWS DE TALENTOS LOCAIS;

                                19:30 Hs. SHOWs c/ Abelhinha dos teclados / Caetano dos Teclados / Carlos Miller e

                                      mega show com Forró Rasgado;

                DIA 19/12: 08:00 Hs. CULTO ECUMÃ?NICO.

                                   10:00 Hs. INAUGURAÃ?Ã?ES DA UBS Liliane Vieira Gandará; Sede do CRAS Rosilda

                                            Tavares; FEIRA José Alfredo Lima, Energia do Setor Café do Sitio

                             12:00 Hs. ALMOÃ?O / CHURRASCO;

                                16:00 Hs. FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL;

                             19:30 Hs. SHOW com a Dupla Allef & Linniker e mega show com Thiago Jhonatan

História da cidade de Lavandeira

Por volta de 1961, João Cardoso, prefeito do Município de Aurora, doou parte de sua fazenda Lavandeira, onde, aos domingos, se realizava uma feira, para onde se dirigiam as famílias que vinham do interior fazer compras, e, também, lavar roupas no Rio Palma. Esse cenário deu origem a um novo povoado denominado Lavandeira.

Com a abertura da estrada de Aurora para Campos Belos, em Goiás, o povoado foi crescendo, com a chegada de agricultores vindos de Brasília, de Minas Gerais, da Paraíba e da Bahia, comprando áreas para o cultivo de lavouras de milho, arroz, mandioca e outros produtos, dando início a abertura de fazenda de gado.

Gentílico: lavandeirense

Formação Administrativa

Em 19 de dezembro de 1995, foi criado o Município de Lavandeira, desmembrado do Município de Aurora do Tocantins, e instalado em 1º de janeiro de 1997.

Fonte: Prefeitura Municipal de Lavandeira;Halum, César Hanna. Municípios tocantinenses - suas origens, seus nomes. Palmas: Provisão, 2008.

Autor do Histórico: Fernando Cézar Rodrigues Pôvoa

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente