Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
19/12/2021 - 17h46m

Município de Lavandeira comemora 26 anos de emancipação neste domingo 19

Por Rodrigues di Sousa 
Foto: Arquivo Prefeitura Municipal
  • Balneário Beiro Rio, lugar que deu origem ao nome da cidade
  • Prainha do Pequizeiro, um  dos mais belos cartões portais do municipio com aguas de encher os olhos dos visitantes

O município de Lavandeira comemorou seus 60 anos de história e 26 anos de emancipação política e independência administrativa, durante a véspera sábado e todo o dia de domingo atividades esportiva no Complexo Esportivo Professor Leyvalmir Rodrigues e religiosa com missa na capela de nossa Senhora de Fatima padroeira da Cidade.

Devido a crise sanitária da pandemia de Covid 19 que atravessa o País e atendendo recomendação do Ministério Publico de Contas esse ano mais uma vez, não foi possível contratar shows, o prefeito Roberto César (PSD) durante a missa de ação de graças falou dos avanços e durante os cincos anos de sua administração e enalteceu as passagens e contribuições deixadas pelos seus antecessores, rememorando a época desde que aqui chegou 11 dias depois da posse do primeiro gestor. Ele aproveitou para justificar os motivos que não realizou uma festa de comemoração ainda maior, mas com a esperança de que no próximo ano as coisas estarão melhores e retomará as atividades festivas

Para não deixar de lembrar das conquistas o prefeito Roberto Cesar comemorou virtualmente com a divulgação de um vídeo nas redes sociais apresentando suas ações durante seu primeiro e inicio do segundo mandato.

História da cidade de Lavandeira

Por volta de 1961, João Cardoso, prefeito do Município de Aurora, doou parte de sua fazenda Lavandeira, onde aos domingos, se realizava uma feira, para onde se dirigiam as famílias que vinham do interior fazer compras, e também lavar roupas no Rio Palma. Esse cenário deu origem a um novo povoado denominado Lavandeira.

Com a abertura da estrada de Aurora para Campos Belos em Goiás, o povoado foi crescendo, com a chegada de agricultores vindos de Brasília, de Minas Gerais, da Paraíba e da Bahia, comprando terras para o cultivo de lavouras de milho, arroz, mandioca e outros produtos, dando início a abertura de fazenda de gado.

Gentílico: lavandeirense

Formação: Administrativa

Atividade Econômica: Recuaria, agricultura familiar com inicio no Turismo

Em 19 de dezembro de 1995, foi criado o Município de Lavandeira, desmembrado do Município de Aurora do Tocantins, e instalado em 1º de janeiro de 1997.

Fonte: Prefeitura Municipal de Lavandeira;Halum, César Hanna. Municípios tocantinenses - suas origens, seus nomes. Palmas: Provisão, 2008.

Autor do Histórico: Fernando Cézar Rodrigues Pôvoa

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente