Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
22/12/2019 - 10h54m

Município de Lavandeira comemorou nesta 5ª feira 19 de dezembro 24 anos e emancipação politica e prefeito entrega obras e veículos

Rodrigues di Sousa do Portal JTI Noticias 
FOTO: CELIO CARLOS
Surpresa de grande publico para uma quinta feira no mega show com a dupla goiana Rennan & Ray
Surpresa de grande publico para uma quinta feira no mega show com a dupla goiana Rennan & Ray
  • Academia da Saúde
  • Veiculos sa saúde que atendem a toda comunidade sem discriminação politica
  • Atletico Cerrado vice-campeão 2019
  • Onibus branco doado pela receita federal atenderá desportista e religiosos e escolar para o transportes de alunos da cidade adquirido por emenda da deputada Dorinha
  • Veiculos doados pela Receita federal do Brasil
  • Força Jobvem - campeão municipal 2019
  • Dupla goiana Rennan & ray
  • João cardoso, Antonio Oliveira e Filomena Zacarias os pioneiros da cidade
  • Força jovem campeão do torneio municipal
  • Prefeito Roberto Cesar em seu pronunciamento
  • Torneio de Sinuca
  • Torneio de Truco

O prefeito de Lavandeira Roberto Cesar sua equipe preparou uma mega estrutura para comemorar seus 57 anos de história e 22 anos de emancipação política e independência administrativa, durante três dias de atividades sócio recreativa e esportiva com uma mega estrutura montada no Complexo Esportivo Professor Leyvalmir Rodrigues.

Devido a crise econômica com que atravessa o País esse ano só foi possível contratar apenas um mega show com a dupla Rennan & Ray, no dia 19 de dezembro, o prefeito Roberto César (PMDB). Comemorou o sucesso da festa com uma multidão do município e compartilhada de vários municípios circunvizinhos e de outras cidades mais distantes.

Com uma programação diversificada, onde começou no dia 15 com a 3° Pedalada Ecológica de Lavandeira em conjunto com a Pedalada de Aurora do Tocantins que reunião centenas de ciclistas, e organizada pela secretárias municipais de Meio Ambiente e Turismo dos dois municípios, com apoio das secretárias de Educação, Ação Social, Esporte e lazer, transportes e Administração e Finanças e demais órgãos dos municípios, quando terminou com um delicioso almoço e muita musica ao vivo da dupla Luccas & Yan no Balneário  Recanto das Águas.

Já na terça-feira dia 17 foi a vez da grande final dos torneios municipal de futsal Feminino e master na quadra coberta Josué Rodrigues no Complexo Esportivo professor Leyvalmir Rodrigues. Ao passo que na quarta-feira 18 o prefeito Roberto Cesar e sua equipe foram recebidos pelo pastor Aldair Gonçalves e seus fieis e convidados na Igreja Assembleia de Deus Nova Aliança para um culto de ação de graças.

Já na quinta-feira 19 foi o dia D, onde o prefeito Roberto César e sua equipe inciou o dia participando de uma missa solene de ação de graças na capela de Nossa Senhora de Fátima padroeira da cidade, celebrada pelo padre Iraçon. Dali o prefeito, secretários e convidados seguiram para inaugurar a Academia da Saúde José Claudio Rodrigues de Santana ao lado do UBS Liliane Gândara. Lembrando que naquele setor foi realizado todo a pavimentação asfáltica terminada no primeiro semestre deste ano.

Em ato continuo de apresentação de benefícios conquistados na atual gestão, o prefeito Roberto Cesar convidou a comunidade presente para apresentar a nova frota de veículos adquiridas recentemente. Entre elas uma caminhonete Mitsubishi modelo Triton através de emendas da deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM), um ônibus escolar através do PAC, um Gran Siena com emenda de autoria do deputado Cesar Hannan Halun e uma Ambulância adquirida graças a uma emenda da deputa Dulce Miranda (MDB). Outros cinco veículos em bom estado de uso, dentre ele um ônibus buscar, uma Chevrolet meriva e um Vectra, alem de duas motos doadas pela Receita Federal do Brasil.

O prefeito Roberto Cesar comemorou ainda como presente para a população do município a noticia de dois empenho, sendo um no valor de R$ 955 mil reais para a construção da tão sonhada ponte sobre o Rio Palmas na região do Barreirinho e dezenas de mata-burros na estrada que dá acesso a região do Mosquito, que apesar de ser município de Lavandeira seu acesso hoje de carro é obrigatório pela cidade de Aurora do Tocantins, aumentando a distância em mais de 30 quilômetros. Além de outra emenda 448.850,00 para aquisição de um caminhão basculante e um trator com implementos agrícolas. Ambas de autoria da deputada Dulce Miranda (MDB).

Vale ressaltar que com a ponte, além de economia com combustível e manutenção dos veículos do transporte escolar, o mais significante será o bem estar e menos cansaço das crianças que todos os dias da semana desloca para escola na sede do município. Com o acesso direto ao povoado Mosquito com uma diversidade atrativos, o município ganhará também com a promoção do turismo, gerando emprego e renda na cidade e no campo.

Em seguida o prefeito Roberto César ofereceu um grande almoço regado ao povo lavanderense e convidados. Já às 15:30 horas foi a vez da grande final do campeonato municipal de futebol amador, organizado pela secretaria municipal de Esportes, no Estádio Municipal do Complexo Esportivo Professor Leyvalmir Rodrigues, onde o Força Jovem foi sagrado campeão municipal e Atlético Cerrado vice-Campeão com premiação de 1.000.00 e de 500,00 respectivamente.

Já a noite foi a vez dos shows regionais com artista da regional Carlos & Reis, Abelhinha dos Teclados e Darley Jr, seguido pelo mega show mais esperado Rennan & Ray, com e encerramento com o Dj Romário que terminou por volta das 4:30 da matina.

Prestigiaram o prefeito  Roberto Cesar durante os eventos de aniversario, os prefeitos Fernando Pereira de Novo Alegre, Lindolfo do Prado (Dolfin) e o vice Glauco Rafael de Combinado e Yaporã Milhomem de Ponte Alta do Bom Jesus

História da cidade de Lavandeira

Por volta de 1961, João Cardoso, prefeito do Município de Aurora, doou parte de sua fazenda Lavandeira, onde aos domingos, se realizava uma feira, para onde se dirigiam as famílias que vinham do interior fazer compras, e também lavar roupas no Rio Palma. Esse cenário deu origem a um novo povoado denominado Lavandeira.

Com a abertura da estrada de Aurora para Campos Belos em Goiás, o povoado foi crescendo, com a chegada de agricultores vindos de Brasília, de Minas Gerais, da Paraíba e da Bahia, comprando terras para o cultivo de lavouras de milho, arroz, mandioca e outros produtos, dando início a abertura de fazenda de gado.

Gentílico: lavandeirense

Formação: Administrativa

Atividade Econômica: Recuaria, agricultura familiar com inicio no Turismo

Em 19 de dezembro de 1995, foi criado o Município de Lavandeira, desmembrado do Município de Aurora do Tocantins, e instalado em 1º de janeiro de 1997.

Fonte: Prefeitura Municipal de Lavandeira;Halum, César Hanna. Municípios tocantinenses - suas origens, seus nomes. Palmas: Provisão, 2008.

Autor do Histórico: Fernando Cézar Rodrigues Pôvoa

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente