Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
05/06/2017 - 10h38m

Municípios do Vale do Rio palmas se unem pela educação ambiental na semana mundial do meio ambiente

Rodrigues di Sousa 
FOTO: Rodrigues di Sousa

Durante toda a semana, os municípios que compõe o projeto de formação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Rio Palmas formado pelos municípios de Aurora do Tocantins, Novo Alegre, Combinado e Lavandeira, se mobilizaram para promover a culminância alusiva às comemorações à semana mundial do meio ambiente comemorado entre os dias 28 de maio e 05 de junho, em parcerias com as escolas e creches municipais e colégios estaduais dentre outros órgãos públicos.

Aurora do Tocantins

As comemorações começaram pela cidade de Aurora do Tocantins, já na segunda-feira 29 de maio no Colégio Estadual Ranulfa, onde o secretário Fernandes Martins e a engenheira ambiental Naraiany Alves contaram com a participação do anfitrião do município prefeito Aloílson Cardoso "o Caçula", a primeira dama Valda a secretária municipal de Educação Maria José e outros vários secretários, diretores de escolas e de órgãos municipais e estaduais, o poder Legislativo representado pelo presidente vereador Domingos de Alcy, além do secretário municipal de meio ambiente, turismo e desenvolvimento econômico de Lavandeira e coordenador de criação do CIDS jornalista Rodrigues di Sousa. Logo após os discursos de abertura pelo secretário municipal de meio ambiente Fernandes Martins, do prefeito Caçula e demais componentes da mesa, foi realizado palestra pela engenheira Naraiany e em seguida o bingo ecológico.

O prefeito Caçula reafirmou seu compromisso com o apoio a secretária de meio ambiente, dando autonomia ao secretário Fernandes para que este possa realizar as ações necessárias no combate a degradação e a recuperação da natureza através de incentivos a educação ambiental. Já o secretário de meio ambiente Fernandes Martins enalteceu o apoio que recebe do prefeito e o auxilio da engenheira ambiental Naraiany Alves e agradeceu a todos os parceiros.

Novo Alegre

Já na terça-feira dia 30 foi à vez de Novo Alegre realizar o grande dia D do meio ambiente, onde o secretário da pasta Celiomar Rego e a engenheira ambiental Naraiany Alves, com as parcerias das escolas municipais e estaduais arganizaram as programações visando a culminância em comemorações a semana do meio ambiente naquele município, com o total apoio do prefeito Dr. Fernando Gomes.

Durante o evento foi realizado palestra sobre a necessidade de promover o meio ambiente, com educação ambiental nas escolas e incentivar as crianças e adolescentes nas escolas como fazer para recuperar as matas ciliares dos rios e nascentes, a coleta seletiva e manejo do lixo e o combate as queimadas irregulares.

Já na quinta-feira dia 1° foi a vez de Combinado fazer sua parte com o meio ambiente, quando o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento e Meio Ambiente, o vice-prefeito Glauco Rafael, representado pelo competente diretor de meio ambiente Jac Souza, auxiliado pela eficiente engenheira ambiental Naraiany Alves trabalhou em parceria com as escolas e creches municipais e colégios estaduais, a culminância da educação naquele município, que coincidiu com o aniversario da cidade, assim como os demais municípios foi bastante produtiva.

Segundo Jac Souza, o trabalho apesar de uma agenda lotada e programação intensa, valeu apena, apesar de um acumulo de atividades alusivas ao aniversário da cidade, mas tudo deu certo. Para ele o prefeito Lindolfo Prado "o Dolfin", tem dado bastante autonomia a pasta para realizar as políticas de defesa do meio ambiente, o que tem sido feito pela equipe, que também tem o vice-prefeito Glauco e a engenheira ambiental Naraiany Alves no apoio as ações do município.

Lavandeira

Já em Lavandeira não foi diferente, os trabalhos foi realizado durante toda a semana pelas escolas e creches municipais e colégio estadual, terminou na sexta-feira 02, onde as centenas de alunos participaram ativamente das ações de caráter ambiental. As crianças do 3° ano A e B da escola municipal Nercilene Rocha, representado pela diretora Leiliane Ramos, fizeram questão de entrevistar o secretário municipal de meio ambiente, jornalista Rodrigues di Sousa, sobre o que estaria sendo feito pelo poder publico para salvar o Rio Palmas da degradação ambiental, o que demonstra uma preocupação das crianças já nas primeira fases escolar com o seu futuro, perante os recursos hídricos.

Para o secretário municipal de meio ambiente, turismo e desenvolvimento econômico, jornalista Rodrigues di Sousa essa é uma das primeiras ações para resgatar as políticas publicas voltada para o meio ambiente e recuperação da natureza, que está clamando por socorro. Muitas outras atividades serão realizadas em nosso plano de trabalho durante este e os próximos anos, para serem realizados com esse intuito de recuperação da degradação ambiental. Para ele o prefeito Roberto Cesar tem dado total apoio para desenvolver as ações que proporcione mecanismo de apoio institucional na recuperação das matas ciliares das nascentes e margens do rio palmas e seus afluentes, com implantação de viveiros e plantio de mudas nativas e campanhas de educação ambiental através de rádios, panfletos, cartaz e carros de som.

A diretora da escola municipal Nercilene Rocha, a jovem Leiliane Ramos ressaltou a parceria da escola com a secretária de meio ambiente onde para ela foi uma semana bastante produtiva para toda a equipe, ressaltando está pronta para outras ações voltadas para o meio ambiente. Já a secretária do colégio estadual Lavandeira Julio Cássia, que na oportunidade representou a diretora Gilene Belarmina, em viagem de trabalho, agradeceu pela parceria e destacou a importância de continuarmos trabalhando a educação ambiental.

Para o prefeito Roberto Cesar é importante que este trabalho continue no dia-dia, para que possamos resgatar nossos rios e afluentes, através de ações que possa contribuir para recuperação do meio ambiente, como plantio de mudas doadas pela Unitins e do viveiro que será construído para produção de mudas típicas da região, dando total autonomia para a secretária de meio ambiente promover as ações necessárias, as ações ambientalistas..

Durante toda a semana as escolas dos quatros municípios, com patrocínio das prefeituras promoveram a coleta seletiva de lixos através de gincanas onde os alunos fizeram a troca de materiais recicláveis por cartelas de bingos ecológicos, com a entrega de vários prêmios, infanto juvenil tais como: bicicletas, tablet, patinetes e skate, com o intuito de promover a educação ambiental, através de incentivos as praticas de que não vale apenas poluir a natureza.

Para a engenheira ambiental Naraiany Alves foi muito gratificante poder trabalhar com os quatro municípios unidos, para promovermos uma semana movimentada em parcerias com a área educacional em prol do desenvolvimento sustentável, que é melhorar a qualidade de vida através da natureza.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente