Naturatins apresenta Plano de Educação Ambiental para 2017 - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
09/03/2017 - 08h33m

Naturatins apresenta Plano de Educação Ambiental para 2017

Tânia Caldas / Governo do Tocantins 
Alvaro Vallim / Governo do Tocantins
Apresentação ocorreu no gabinete da presidência do Naturatins e contou com a presença de servidores da instituição
Apresentação ocorreu no gabinete da presidência do Naturatins e contou com a presença de servidores da instituição

Na tarde dessa terça-feira, 7, o superintendente de Gestão Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Natal César Alves de Castro, por meio da equipe de Educação do órgão, apresentou o Plano de Educação Ambiental (PEA) para o Estado do Tocantins para o ano de 2017. Apresentação ocorreu no gabinete da presidência do Instituto e contou com a presença de servidores da instituição.

O Plano de Educação Ambiental para 2017 pretende alicerçar a educação ambiental por meio de um planejamento estrutural, participativo e processual, de maneira a integrar os órgãos municipais, estaduais, federais, iniciativa privada e sociedade civil organizada, visando a efetividade do Plano como um instrumento de gestão ambiental.

O PEA abrange programas como o Protocolo do Fogo, quando em 2016 o Naturatins assinou Termos de Cooperação com 75 dos 139 municípios do Estado. Também está na pauta do Plano, a realização de Fóruns do Lixo e da Cidadania, Projeto Ambiente-se, e ainda o desenvolvimento do Programa da A3P â?? Agenda Ambiental na Administração Pública, com os servidores do Naturatins. Além da realização de campanhas educativas direcionadas aos municípios, voltadas ao público em geral.

Segundo a educadora Ambiental do Naturatins, Maria Alice dos Santos Reis, o Plano foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), e tem como objetivo a realização de inúmeras ações ligadas à educação ambiental para um público bem diversificado. "Queremos levar essas atividades de sensibilização às comunidades de pescadores, aos ribeirinhos, às quebradeiras de coco, aos indígenas e aos quilombolas", adiantou.

Durante a explanação, foi destaque uma das atividades do Naturatins, que em 2016 beneficiou cerca de 1.200 pessoas com a oficina Vigilante Voluntário do Meio Ambiente, ministradas em Palmas e no interior do Estado. A capacitação visou estimular o desenvolvimento de atividades educativas e a construção de um processo participativo, nos quais o indivíduo e a coletividade possam construir valores sociais. Além de aprofundar conhecimentos, desenvolver habilidades, atitudes e competência, voltadas para a conservação do meio ambiente.

Para o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César Alves de Castro, a apresentação do Plano de Educação Ambiental representa um grande avanço para a educação ambiental no Estado, visando a contemplação de todas as áreas do meio ambiente. "Temos que trabalhar a consciência da população, pois cuidar do meio ambiente é um dever de todos". O gestor reforça que o Plano abrange Termos de Cooperação nas esferas municipais, estaduais e federais, bem como comunidades tradicionais e Organizações Não Governamentais (Ongâ??s).

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente