Naturatins desenvolve projeto de educação ambiental na praia Dominguinhos em Paranã - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
16/08/2017 - 09h34m

Naturatins desenvolve projeto de educação ambiental na praia Dominguinhos em Paranã

Tânia Caldas / Governo do Tocantins 
Foto - Ascom SER - Arraias / Governo do Tocantins
O trabalho de Educação Ambiental aconteceu na Praia Dominguinhos em Paranã
O trabalho de Educação Ambiental aconteceu na Praia Dominguinhos em Paranã

Nesta segunda-feira, 14, a Supervisão do Escritório Regional do município de Arraias, encaminhou à Diretoria de Proteção e Qualidade Ambiental, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), relatório da Operação "Naturatins Presente" sobre as atividades desenvolvidas na Praia Dominguinhos, no município de Paranã, durante a temporada de férias do mês de julho.

As ações ocorreram durante três fins de semana e teve como objetivo alertar os turistas frequentadores da praia, sobre a importância de se destinar corretamente os resíduos sólidos gerados naquele local.

Para a execução do projeto a equipe que atua com atividades de Educação Ambiental no escritório regional, distribuiu panfletos aos visitantes, os quais continham informações como, o tempo de decomposição de diversos resíduos sólidos no ambiente natural.

Neste trabalho de campo, a equipe do Naturatins também instruiu os frequentadores da praia sobre as boas práticas ambientais, associadas ao correto descarte dos resíduos sólidos urbanos. Na ocasião também foi distribuída a revista Coquetel, uma edição específica sobre o Meio Ambiente.

Segundo o supervisor do Escritório Regional, Diondetson Rocha de Oliveira,                  a metodologia utilizada na execução do projeto foi à abordagem direta aos participantes, seguida da entrega dos panfletos, quando foi explicado aos visitantes sobre os impactos dos resíduos à natureza. Somente depois foi aplicada a pesquisa de reação, quando foi questionado qual o nível de relevância da mensagem abordada pelo Projeto.

Das 180 pessoas entrevistadas, 128 pessoas já tinham conhecimento do tempo de decomposição dos materiais. E 52 pessoas tomaram conhecimento do tempo de decomposição dos materiais como papel, pano, filtro de cigarro, chiclete, madeira pintada, nylon, plástico, metal, borracha e vidro, no momento da intervenção da pesquisa.

"De posse dessa informação, esperamos que estas pessoas sejam sensibilizadas quanto à responsabilidade no momento do descarte correto desses materiais e que, uma vez detentoras desse conhecimento possam atuar como multiplicadores dessa informação, ou seja, como educadores ambientais", explicou o supervisor.

Sobre o trabalho de sensibilização dos frequentadores da praia Dominguinhos desempenhado pelo Naturatins, o gestor revelou também que a grande maioria dos entrevistados, 96,11%, isto é, mais de 172 pessoas, dos 180 entrevistados, consideraram como "importante" ou "muito importante", a presença do Naturatins durante a temporada de praia na cidade de Paranã â??TO.

"Estes dados podem revelar a preocupação da população com relação à preservação do meio ambiente e a aprovação dos frequentadores da praia, quanto ao trabalho de educação ambiental desempenhado pelo Naturatins, o que reforça a importância desse tipo de intervenção executada", concluiu.
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente