Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 23 de abril de 2024.
20/04/2022 - 14h35m

No Dia Mundial da Luta Contra a Malária, Saúde alerta para prevenção à doença

Erlene Miranda - Governo do Tocantins 
Foto: Divulgação Saúde Tocantins
A Assessoria Técnica da Malária também realiza capacitações com as equipes das secretarias municipais de saúde
A Assessoria Técnica da Malária também realiza capacitações com as equipes das secretarias municipais de saúde
  • Durante o ano de 2021 todos os municípios considerados prioritários pelo Plano de Eliminação da Malária realizaram atividade de educação em saúde
  • A enfermidade infecciosa aguda é transmitida pela picada da fêmea do mosquito anopheles, infectada pelo microrganismo plasmodium.

Na segunda-feira, 25, é o Dia Mundial da Luta Contra a Malária. Diante da data, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) alerta a população para a prevenção à doença e recomenda às secretarias municipais de saúde a realização de ações de conscientização sobre a enfermidade.

O biólogo e técnico da área da malária da SES-TO, Marco Aurélio de Oliveira Martins, explica que "o Tocantins, apesar de fazer parte da área endêmica da doença, notificou apenas casos de origem importada. Essa situação requer serviços de vigilância eficientes e eficazes para evitar a ocorrência de casos autóctones. Devido a essa situação, objetivando o fortalecimento das ações de vigilância e controle da malária, a SES vem desenvolvendo anualmente o Plano de Ação para Eliminação da Malária no Tocantins".

A data

O Dia Mundial da Luta Contra a Malária foi criado em 2007 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar o reconhecimento aos esforços globais para o controle efetivo da doença.

Malária no Tocantins

A área técnica da malária da SES-TO realiza, rotineiramente, o monitoramento de casos da enfermidade no Estado. De acordo com dados do setor, o Tocantins está com dois anos sem registro de caso autóctone, ou seja, doença contraída na zona de residência.

No primeiro trimestre de 2022 houve aumento de 17% nos casos da doença, com sete casos. Em 2021, foram registrados seis casos no mesmo período. 100% dos casos notificados são importados, ou seja, pessoas que adoeceram em outros Estados e foram diagnosticadas e tratadas no Tocantins.

A Assessoria Técnica da Malária também realiza capacitações com as equipes das secretarias municipais de saúde.  Durante o ano de 2021 todos os municípios considerados prioritários pelo Plano de Eliminação da Malária, conseguiram realizar pelo menos uma atividade de educação em saúde.

A doença

A malária é uma doença infecciosa transmitida pela picada da fêmea do mosquito anopheles, infectada pelo microrganismo plasmodium. O microorganismo é transmitido ao ser humano pelo sangue e causa dores de cabeça e musculares, calafrios, febre alta e muito suor.

O paciente infectado recebe tratamento em nível ambulatorial, com medicamentos fornecidos gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS). Apenas nos casos graves os pacientes deverão ser hospitalizados.

Prevenção

As medidas de prevenção à malária podem ser feitas de forma individual e coletiva. As ações individuais são a instalação de mosquiteiros; uso de roupas que protejam pernas e braços; telas em portas e janelas e o uso de repelentes.

Já nas medidas coletivas, devem ser feitas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens dos criadouros, controle da vegetação aquática, melhoria da moradia, entre outros.


© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente