Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
07/06/2016 - 18h23m

No Senado, economista Ilan Goldfajn garante rigor no combate à inflação

Daniel Lima Da Agência Brasil 
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Economista Ilan Goldfajn, que defendeu um teto para as despesas públicas, proposta anunciada por Temer
Economista Ilan Goldfajn, que defendeu um teto para as despesas públicas, proposta anunciada por Temer

O economista Ilan Goldfajn, indicado para presidir o Banco Central, teve nesta terça-feira, 7, o nome aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE) por 19 votos a favor e 8 contra. A sabatina com começou às 10h20 e terminou às 14h35.

A senadora Gleisi Hoffmann, que preside a comissão, acatou questão de ordem do senador Telmário Mota, do PDT de Roraima, e decidiu abrir a votação antes da sessão acabar.

A mensagem com a aprovação do nome de Ilan Goldfajn pela CAE deverá ser enviado ainda nesta terça para apreciação no plenário do Senado, com preferência de votação.

Durante a sabatina, Goldfajn garantiu rigor no combate à inflação e empenho para atingir o centro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Segundo ele, essa é uma das condições para devolver a confiança e o crescimento ao país. "[Meu objetivo] será cumprir plenamente o centro da meta", disse. Ele também defendeu um teto para as despesas públicas, proposta anunciada pelo presidente interino Michel Temer e que ainda está sendo elaborada para ser enviada ao Congresso Nacional.

Política fiscal
Destacou que a política monetária, conduzida pelo Banco Central, é complementar à política fiscal. Sinalizou o comprometimento do governo com a estabilidade fiscal para permitir a volta da confiança.

Ao fim da sabatina, Ilan reafirmou que pretende atingir a meta de inflação, hoje em 4,5%, em um horizonte não distante. O economista indicado para a presidência do Banco Central destacou também que a estratégia para fazer a dívida se estabilizar tem a ver com vários componentes. Um deles é "enfatizar" as despesas, que têm subido nos últimos anos. Deve-se considerar ainda, segundo ele, as receitas, as taxas de juros e o estoque da dívida, entre outras.

Ilan disse que é importante trabalhar também a imagem do Brasil "devagar e sempre" para recuperar a confiança dos investidores, incluindo as agências de classificação de risco. Ele declarou também que é importante aprimorar os modelos para a economia, que são sempre possíveis de melhorar.

"A marca que gostaria de deixar, ao administrar o Banco Central, além de inflação na meta e o sistema financeiro estável, é a comunicação, credibilidade e confiança", afirmou.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente