Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 17 de abril de 2024.
14/02/2018 - 17h08m

Novela global das nove "O Outro Lado do Paraíso" bota o Tocantins como estado da corrupção

Rodrigues di Sousa 
Divulgação

O que para muitos é apenas uma trama e não passa de uma novela, para o bom entendedor, a novela global o Outro Lado do Paraíso em solos tocantinenses coloca o Tocantins como Estado das mais diversas modalidades de praticas corruptivas e delituosa.

Uma novela que não só mostra comportamentos da vida real, mas também ensina aqueles que ainda não tinha malicia para má fé.

O papel corrupto de Sophia, interpretado pela atriz Marieta Severo, ao tomar as terras à força de Juvenal Interpretado pelo ator Lima Duarte, mostra uma verdade que aconteceu no passado recente, quando políticos do Tocantins grilavam terras de colonos para se apropriar se delas, como aconteceu em Campos Lindos, quando centenas de posseiros foram expulsos de suas terras para dar lugar ao latifundiário, em sua trama Sophia interpreta uma grande política no Tocantins, que segundo alguns comentários narra a forma de como a grande líder ruralista tornou se uma grande latifundiária no Estado.

Outra interpretação por Saphia é as facilidades em conseguir tudo que quer, quando o dinheiro fácil proporciona tudo a seu favor, quando compra sentença de juiz corrupto, laudos médicos de profissionais corruptos, compra delegados corruptos para forçar aquilo que não é cabível e até pistolagem quando se quer tirar alguém do seu caminho.

Outra sena que deixa nosso Estado pra baixo, é quanto à degradação ambiental. Imagino como será o jalapão após essa novela global, quando mostra muito mais o que tem por baixo da terra, do que as belezas naturais visíveis no deserto tocantinense. O garimpo de esmeralda de ficção é uma mostra clara que, não apenas o que está por trás. Ele além de atrair garimpeiros clandestinos, mostra que a prostituição poderá ser uma alternativa econômica.

Mas, os papeis apresentados pelos atores e atrizes globais não são apenas uma ficção, ele representam o cenário muito comum no Brasil, só não dá para entender é porque escolheram o Tocantins, rico de belezas naturais, para apresentar os valores negativos de uma sociedades corruptas e corruptivas, deixando de lado aquilo que nós imaginássemos ser a prioridade desta novela, que era mostrar a gente trabalhadora, nossos potenciais turísticos e ambientais e os valores familiares desta terra promissora.

A Globo veio para o Tocantins, para denegrir nossa imagem no Brasil e no Mundo, sem mostrar os verdadeiros valores, que tenho certeza que temos muito mais gente honestas e trabalhadora, do que corruptas, como ela ocupa a maior parte dos seus capítulos. E o pior mostrando tudo isso bem no nariz das autoridades que nada fazem para impedir tais absurdos.

Onde estão os representantes do povo, que não impedem essa ação diabólica da rede globo no Tocantins, escola de um mundo virtual perverso, que ensina a desconstrução da sociedade e denigre a imagem do cidadão trabalhador desta terra, que tem muito mais raízes familiares do que putaria e homossexualidade. Que tem muito mais juízes sérios do que corruptos que em troca de dinheiro tira a liberdade da familiar da terra em troca de minérios. Que tem muito mais profissionais de saúde sérios do que corruptos que vende medicamentos tarjas pretas e um laudo para internar pessoas normais.

Sinceramente, onde estão nossos representantes, que permite tanta agressão a nós tocantinenses, que lutaram para tornar este Estado uma realidade, para depois uma emissora sem caráter familiar, vir generalizar que em todas as classes sociais no Tocantins somos taxados de pessoas do mal. Que país é esse. Essa novela não só mostra parte de sua trama em uma realidade, mas também ensina aqueles que ainda não tinha malicia para aprender, aquilo que estão ensinando.

E como dizia nosso saudoso Salomão Wenceslau, é, pois é, é isso ai. Pronto falei...
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente