Novo termo: Você pode ser sapiossexual e nem saber disso - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
17/11/2017 - 17h45m

Novo termo: Você pode ser sapiossexual e nem saber disso

Blog Dinomar Miranda 
Divulgação

O prefixo da palavra tem origem do latim sapien, que significa inteligência. Inclusive temos uma palavra em nosso vocabulário que já podia dar noção do que se tratava, mas infelizmente nem é tão utilizada assim: sapiência.

A sapiossexualidade é a atração sexual que uma pessoa sente pela inteligência , visão de mundo e toda a bagagem cultural de outra pessoa. 

� importante dizer que uma pessoa sapiossexual não se importa, portanto, com o gênero da pessoa pela qual ela está atraída. Ela sente atração pela inteligência e conhecimento que a pessoa tem, independente do sexo da pessoa.

Uma pessoa que se interesse mais pelo conteúdo que pela aparência pode ser identificada como sapiossexual. O termo é recente e define o indivíduo que sente atração sexual pela inteligência, pela visão de mundo e pela de alguém.

A desenvoltura intelectual e o conhecimento por diversos assuntos não são apenas atributos que chamam a atenção e contribuem para despertar interesse na paquera. Para o sapiossexual, esses são aspectos primordiais, provocando atração sexual e carnal. 

Entenda o que é sapiossexualidade

O prefixo da palavra sapiossexualidade tem origem do latim "sapien", que significa inteligência. Essa terminologia foi criada pelo autor Darren Stalder, que afirma ter inventado a expressão em 1998. Porém, o termo só ficou realmente conhecido a partir de 2008, com a escritora erótica Kayar Silkenvoice .

Além de a inteligência e o conhecimento do outro proporcionar uma companhia e conversas mais agradáveis, a escritora Silkenvoice afirma que essas pessoas também são mais inteligentes emocionalmente e até mesmo. 

Com um nível cultural mais elevado, elas não se sobrepõem ao que o outro gosta, tentando descobrir como tornar a relação ainda melhor para o parceiro.

Até o momento, não existe nenhum estudo científico que comprove que a sapiossexualidade realmente exista e seja possível. Porém, para a psicoterapeuta e sexóloga Erica Irene Weber, é possível existir essa forma de atração sexual.

Como conquistar um sapiossexual

� importante entender que cada pessoa é diferente e, portanto, possui julgamentos e gostos também distintos. O que é considerado inteligente passa por um julgamento pessoal . Apesar disso, vale ficar atento a algumas dicas básicas para chamar a atenção de um sapiossexual.

1. Procure conhecer assuntos diferentes
Ler livros e jornais ou acompanhar notícias importantes pela internet. Vale tudo para saber sobre os assuntos mais variados. Estar atualizado com os últimos acontecimentos do mundo com certeza vai despertar atenção.

2. Escolha programas culturais
Convidar um sapiossexual para uma balada talvez não seja a melhor ideia. Opte por programas mais culturais, como ir ao cinema , visitar uma exposição ou jantar num ambiente mais alternativo. Existem bares e restaurantes temáticos, com atividades e música boa para curtir com alguém mais intelectual.

3. Mostre inteligência emocional
Uma pessoa mais inteligente costuma possuir também a mente mais aberta , assim como ideias e objetivos mais claros. 

Com isso, é mais madura nos relacionamentos e procura alguém que também seja bem resolvido, que saiba o que quer e que tenha maturidade para se envolver.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente