Organização lança site com curso para prevenir o suicídio - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
01/09/2015 - 16h20m

Organização lança site com curso para prevenir o suicídio

Vita Alere 
Foto: Divulgação
Organização lança site para ajudar na prevenção de suícidio
Organização lança site para ajudar na prevenção de suícidio
Uma organização de São Paulo lançou um site para a prevenção do suicídio. O portal traz informações, mensagens para ajudar pessoas que estão sofrendo muito e que pensam em suicídio. 

Há também orientações para quem está preocupado com alguém, potencialmente suicida; para familiares enlutados ou para aquelas pessoas que queira ajudar alguém em luto por suicídio. 

Mas porque este Blog fez este texto? 

Em 2010,  fizemos uma campanha contra um shopping aqui em Brasília, o Pátio Brasil, para que os proprietários do estabelecimento fechassem, com vidro, os vão superiores.  

Dali, quase todos os meses, pessoas pulavam do edifício e se matavam. 

Publicamos até a carta de um pai, em desabafo, após a morte do filho. O Ministério Público entrou na jogada e o shopping fechou os espaços. 

Desde então, não se teve mais noticias de mortes naquele espaço.

Como a matéria era a mais lida, deixei uma pergunta para os leitores: 

Por que você está acessando essa notícia?  

Muitas das respostas são assustadoras e continuam as nos chegar.

Casos de suicídios e políticas de prevenção têm que ser tratados como de saúde pública e não como tabu e fazer de conta que não existe, como faz a grande imprensa.  

Ao ano, quase um milhão de pessoas morrem em decorrência de suicídio. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ato está entre as dez causas de morte mais frequentes em muitos países do mundo. No Brasil, são registradas 10 mil mortes por ano, com uma taxa de 4,8 a cada 100 mil habitantes, em 2008. 

Depois destes dados, podemos pensar o suicídio como uma questão de saúde pública? 

Especialistas na área de saúde mental defendem que sim. E acreditam que esses números podem diminuir se aumentarem os debates sobre o assunto. Ã? o que faz a Fiocruz, por meio de pesquisas, projetos e capacitações. 

Profissionais de diversas áreas buscam desmitificar esse tabu e oferecer um melhor acolhimento a quem busca ajuda no Sistema �nico de Saúde.

Hoje, um especialista nos mandou o endereço no site de ajuda e prevenção, chamado de Vita Alere, que pretende ajudar quem precisa.  

Ã? mais um espaço de ajuda e que fala abertamente sobre o suicídio. 

A grande referência mesmo é o CVV, Centro de Valorização da Vida. O CVV -  Ã© uma das organizações não-governamentais (ONG) mais antigas do Brasil.

Fundada em 1962 por um grupo de voluntários, foi reconhecida como entidade de utilidade pública federal pelo decreto lei nº 73.348 de 20 de dezembro de 1973.

Sua principal iniciativa é o Programa de Apoio Emocional realizado pelo telefone, chat, e-mil, VoIP, correspondência ou pessoalmente nos postos do CVV em todo o país (veja como acessar o serviço). 

Trata-se de um serviço gratuito, oferecido por voluntários que se colocam disponíveis à outra pessoa em uma conversa de ajuda e preocupados com os sentimentos dessa pessoa.
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente