Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 23 de abril de 2024.
04/09/2015 - 19h34m

Ouvidoria do TRT acompanha audiência itinerante em Arraias (TO)

Por Flávia Correa, 
foto: Flavia Correia

Como parte das atividades da ouvidoria itinerante no estado do Tocantins, a equipe acompanhou a juíza titular da Vara do Trabalho de Dianópolis, Sandra Nara Bernardo Silva, em uma audiência itinerante de conciliação na cidade de Arraias (TO), a 200 km de Dianópolis.

A viagem, entre uma cidade e outra, demanda muita calma e persistência. O grupo de magistrados e servidores percorreu uma estrada esburacada e perigosa. Vencida esta etapa, as audiências ocorrem no Fórum Eleitoral de Arraias, com o apoio do juiz Eduardo Barbosa Fernandes e do chefe do cartório, Marden Gomes Marin.

Para o servidor da Vara de Dianópolis, Sílvio Cleber, as audiências itinerantes são importantes porque elas chegam aos cidadãos que não têm condições de se deslocar até uma Vara do trabalho.

Em Dianópolis, a itinerância é realizada nas cidades de Arraias, Taguatinga, Paranã e Natividade. Abrange 20 municípios. Em média são realizadas 20 audiências por dia a cada 30.

Ação Social e almoço

Ainda, no mesmo dia, o Ouvidor e sua equipe também acompanharam uma ação de responsabilidade social promovida pela titular da Vara de Dianópolis, juíza Sandra Nara Bernardo Silva, na cidade de Arraias: a entrega de diversos itens a uma Casa de Acolhimento a Pessoas Abandonadas, o lar chama-se Conferência São Vicente de Paulo, no qual abriga 16 idosos.

A doação só foi possível graças a uma ação civil pública  movida pelo Ministério Público do Trabalho, contra uma empresa da cidade que, por meio de acordo, disponibilizou à comunidade local parte dos valores arrecadados, um total de 80 mil reais.

Esse valor permitiu a aquisição de 5 mil fraldas geriátricas e a compra de uma TV de LED de 40 polegadas. Contou também com a ajuda de duas pessoas: uma doou o valor de 1.500,00 reais na compra de medicamentos e o outro; três bois, que dará um suprimento de carne à instituição durante 6 meses, a serem entregues conforme a necessidade.

Segundo o diretor da instituição filantrópica, Nestor Marques da Silva, os alimentos e as fraldas doadas serão suficientes para atender a demanda das 16 pessoas que vivem e são cuidadas na entidade até o final do ano.

A juíza Sandra Nara Bernardo Silva destacou também a importância da TV de LED: "A TV antiga era muito velha e eles precisam de um passatempo e um meio de se divertir melhor".

Para o desembargador Ouvidor, a ação, além de inovadora é  digna de ser replicada por outras unidades do Tribunal e também por outros órgãos: "Estou encantado com esse evento e emocionado com a atitude e a dedicação da juíza e dos servidores", disse.

Para terminar a manhã, a equipe foi recebida para almoço pela família da juíza Odélia França Noleto, que é natural da cidade.

O super almoço ainda teve conotação cultural: uma aula sobre a cidade de Arraias, que tem 277 anos, foi promovida pela  professora e doutora em PHD em Educação pela Universidade Federal do Tocantins, Magda Suely Pereira Costa.
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente