Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
15/10/2015 - 08h41m

Palmas terá integração entre os sistemas de transporte Intermunicipal, Municipal Individual e Coletivo de Passageiros

Ascom/Palmas 
Valério Zelaya
Prefeito de Palmas, Carlos Amastha (esq), apresenta o termo que normatiza a integração dos sistemas de transporte na Capital, ao lado de representantes e autoridades
Prefeito de Palmas, Carlos Amastha (esq), apresenta o termo que normatiza a integração dos sistemas de transporte na Capital, ao lado de representantes e autoridades

A partir de agora em Palmas, passageiros que utilizam o transporte intermunicipal urbano e semiurbano poderão integrar com os modais de transporte público coletivo e individual. O anúncio foi feito pelo prefeito Carlos Amastha na tarde desta quinta-feira, 08, durante coletiva à imprensa, realizada na sede do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas.

As empresas e sindicatos, após amplo debate, se propuseram a fazer a integração do transporte intermunicipal e interestadual com o transporte coletivo, táxi e mototáxi, sem prejuízo ou acréscimo aos usuários.

Os serviços de busca, condução e entrega serão custeados pelos proprietários do transporte intermunicipal, que repassarão os valores aos mototaxistas, taxistas, conforme convênio assinado hoje entre as partes. Essa integração, sem nenhum custo adicional, só poderá ser utilizada por passageiros que moram num raio acima de 200 km de distância da Capital.

Os mototaxistas e taxistas firmaram o compromisso de que a corrida dentro do Plano Diretor será de R$ 10,00 por endereço. Nos casos dos taxistas se, na mesma corrida, tiver que buscar quatro pessoas em um só endereço o valor cobrado será de R$ 10,00.

Para Lidemar Souza, presidente do sindicato dos mototaxistas, o acordo veio fortalecer a categoria, "Mesmo que no primeiro momento haja prejuízo na corrida, acredito que iremos ganhar na quantidade de passageiro".

Com esse entendimento entre os modais, a Prefeitura de Palmas, passa a fiscalizar o cumprimento do Decreto nº 1.116 de 22 de setembro, que estabelece que os ônibus e vans não poderão mais parar fora dos pontos pré-estabelecidos e nem trafegar em rotas não autorizadas pela Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte.

O prefeito Carlos Amastha foi categórico ao afirmar que o principal objetivo do decreto é promover a segurança à população. "Precisamos garantir a segurança na nossa cidade, além de organizar os serviços de transporte dentro de Palmas e como otimizar o fluxo de veículos nas vias".

As novas medidas anunciadas fazem parte de um consenso entre várias entidades, que contou com presença do secretário de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte, Christian Zini, de representantes das empresas de vans, dos mototaxistas, dos taxistas, do Seturb (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do Sit Palmas), da Agência Tocantinense de Regulamentação (ATR) e da administração do Terminal Rodoviário de Palmas.

Ascom/Palmas

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente