Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
29/11/2015 - 10h38m

Paratletas tocantinenses voltam para o Estado com 12 medalhas na bagagem

Philipe Bastos / Governo do Tocantins 
Divulgação / Governo do Tocantins
Em cena recorrente nos Jogos, Lorena Fonseca sobe ao pódio para receber a medalha de ouro
Em cena recorrente nos Jogos, Lorena Fonseca sobe ao pódio para receber a medalha de ouro

Depois de três dias de intensas competições em Natal (RN), a delegação tocantinense que disputou as Paraolimpíadas Escolares fez bonito e trará 12 medalhas na bagagem de volta ao Estado. Nas pistas do atletismo, os paratletas tocantinenses conquistaram cinco medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze, além de terem conseguido quebrar cinco recordes escolares.

Raphael Cota Couto é um dos professores que acompanhou a delegação do Tocantins nos jogos e destacou a superação dos alunos durante todas as etapas que culminaram na viagem da equipe à capital potiguar. "Eu só tenho a agradecer pela participação em mais um evento do paradesporto. Ter a oportunidade de acompanhar esses alunos é gratificante. O esporte paralímpico une três coisas fundamentais na minha vida: ajudar pessoas, fisioterapia e esporte", destacou.

Destaque na delegação do Tocantins, Ilquias Campos Pereira retorna ao Tocantins com três medalhas de ouro, recordes batidos, um sorriso enorme e muita história para contar. Esta foi a primeira participação do jovem atleta nas Paralimpíadas, o que parece não ter sido um fardo tão pesado para uma pessoa tão acostumada a superar dificuldades.

"Eu estou muito feliz. Foi muito complicado para conseguir chegar até aqui e quebrar recordes, conquistar as medalhas de ouro é muito bom", disse o atleta que ocupou o lugar mais alto no pódio no salto em distância, no lançamento de dardo e nos 100 metros rasos.

Quem traz na bagagem um brilho dourado e uma marca inédita é Lorena Fonseca. Ela conquistou a medalha de ouro no Lançamento de Dardo, ao conseguir a marca de 12,14 m, muito acima do recorde escolar que já era dela (8,34 m). "Fiquei muito feliz, lancei mais de 12 metros", salientou a jovem atleta que ainda ficou com a prata nos 100 m rasos e no arremesso de peso.

Mesmo que, às vezes, as palavras insistam em não sair e ajudar a expressar a emoção da conquista desportiva, o gestual, o sorriso e as lágrimas não deixam com que os atletas escondam a felicidade de vivenciar momentos como este. Dentro de suas dificuldades, Andreia Ramos, medalhista de bronze no Lançamento de Dardo F-20 (para atletas com deficiência intelectual), comemorou o resultado em Natal. "Tá boa", resumiu quando questionada sobre qual era a sensação da conquista.

Para estes atletas, em específico, as conquistas na maior competição paralímpica escolar do Brasil ganham um sabor ainda melhor, pois cada um desses meninos e meninas precisa superar diariamente grandes barreiras impostas pela natureza, ou por circunstâncias da vida. No geral, são atletas que têm, no esporte, a alegria e a interação social necessárias para uma vida melhor.

Quadro de medalhas do Tocantins:

Ouro

Igor Rafael Aires - arremesso de peso F38 (recorde);

Lorena Fonseca Silva - lançamento de dardo T36 (recorde);

Ilquias Lopes Pereira - salto em distância T47, 100 m T47 (recorde) e lançamento de dardo F46 (recorde).

Prata

Lorena Fonseca Silva - 100 m T36 e arremesso de peso F 36;

Igor Rafael Aires - lançamento de dardo F38.

Bronze

Sara Araujo Lima - salto em distância T 37;

Akila Vitoria Pereira Leite - salto em distância T 13 e arremesso de peso T 13;

Andreia Ramos da Silva - lançamento de dardo F20.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente