Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
17/08/2017 - 16h15m

Parceria pode levar linha de crédito ao público do Projeto Ecosol Territorial

Lara Cavalcante - Gov do TO / Rodrigues di Sousa JTI 
Foto: Cláudio Duarte - Gov do Tocantins

A equipe da Diretoria de Inclusão Produtiva (Dip) da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas) estuda a possibilidade de uma parceria com o Banco do Empreendedor para viabilizar linhas de crédito aos membros de empreendimentos de Economia Solidária contemplados pelo Projeto Ecosol Territorial. Os detalhes da parceria foram discutidos durante reunião na última quarta-feira,16, em Palmas.

De acordo com o técnico da Dip, Valter Frota, será criada uma agenda positiva de trabalho para capacitarem de forma regionalizada, a partir do dia 20 de setembro, os agentes de desenvolvimento de Economia Solidária que deverão orientar os empreendedores solidários dos 17municípios dos Territórios da Cidadania (Bico do Papagaio, Sudeste e Jalapão) envolvidos no Projeto Ecosol. "Essa parceria vai potencializar o perfil socioeconômico das famílias na linha da extrema pobreza, com renda per capta de R$ 77,00 até R$ 170,00 e fortalecerá os Pontos de Apoio de Economia Solidária", explica Frota.

Sobre o Microcrédito

O microcrédito a ser liberado pelo Banco do Empreendedor terá limite máximo de 10.000,00 (dez mil reais), para constituição de novos empreendimentos de Economia Solidária, em sintonia com a linha de credito prevista após aprovação do cadastro pelo Comitê Gestor Estadual do Banco do Empreendedor.

Ecosol Territorial

O Projeto Ecosol Territorial é proveniente de um convênio entre a Setas e o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, tem como objetivo fortalecer organizações de Economia Solidária nos territórios do Bico do Papagaio, Jalapão e região Sudeste do Tocantins com o intuito de promover o desenvolvimento social e a erradicação da pobreza no Estado.

Entre as ações do Projeto estão contratação e capacitação de 17 agentes de Desenvolvimento Local e Economia Solidária para atuarem como formadores de opinião sobre a Política Nacional de Economia Solidária em suas respectivas áreas; foram sete agentes para o território do Bico do Papagaio, cinco para a região do Jalapão e cinco para a região Sudeste do Tocantins.

Entre os 24 municipios do Sudeste apenas cinco serão beneficiados, entre eles estão Dianópolis, Paranã, Porto Alegre, Rio da Conceição e Taipas.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente