Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 16 de abril de 2024.
09/09/2015 - 22h09m

Pecuaristas do Tocantins e de outros 4 Estados têm orientações sobre custos de produção

Do Canal do Produtor 
Divulgação
Produtores têm orientações sobre custos dentro do programa Campo Futuro, da CNA (foto: Divulgação)
Produtores têm orientações sobre custos dentro do programa Campo Futuro, da CNA (foto: Divulgação)

Mais de 150 produtores de gado de corte nos estados de Rondônia (RO), Tocantins (TO), Maranhão (MA), Acre (AC) e Mato Grosso (MT) participaram, ao longo de 2015, do projeto Campo Futuro desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e EMBRAPA. 

O objetivo da ação é colher informações de custo da produção, neste caso na bovinocultura de corte, em painéis com a presença de produtores rurais, técnicos e representantes de revendas agropecuárias. Na bovinocultura de corte, o projeto ocorre desde 2008 e tem como entidade parceira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) contando sempre com o apoio das federações da agricultura e pecuária dos estados e seus sindicatos rurais.

Neste ano, cinco estados e 19 municípios foram visitados: em Rondônia (Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena); no Tocantins (Araguaçu, Paraíso do Tocantins, Colinas do Tocantins e Araguaína); no Maranhão (Imperatriz); no Acre (Rio Branco e Sena Madureira) e no Mato Grosso (Pontes e Lacerda, Cáceres, Vila Rica, Água Boa, Barra do Garças, Alta Floresta, Juara e Juína), escolhidos conforme série histórica de painéis realizados mediante ciclo pecuário de aproximados 03 anos tratando dos sistemas de cria, recria e engorda, isolados ou em ciclo completo.

O Campo Futuro é um projeto que alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de riscos de preços, de custos e de produção na propriedade rural. O projeto utiliza a metodologia de "painel de custos de produção" que consiste em reunir produtores típicos da região e profissionais da área para definir o sistema de produção local e seus custos diretos e indiretos por meio de debates e preenchimento de planilhas de custo.

Para o estudo são coletadas informações sobre produção, área de pastagem, taxa de mortalidade pré e pós desmama, taxa de lotação, mão de obra e retorno financeiro.

De posse de dados atualizados periodicamente, o "Campo Futuro" disponibiliza informações estratégicas para facilitar a tomada de decisões desse mesmo produtor, mediante o acesso a um completo banco de dados do setor agropecuário, com a evolução sistemática dos custos de produção e da rentabilidade das principais atividades agrícolas e pecuárias. (Do Canal do Produtor)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente