Pecuaristas esperam que governo envie à AL nesta semana projeto de lei que reduz alíquota do ICMS para venda do gado - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
31/07/2017 - 19h54m

Pecuaristas esperam que governo envie à AL nesta semana projeto de lei que reduz alíquota do ICMS para venda do gado

Norte Agropecuário 
Divulgação google
Os pecuaristas desejavam que a redução fosse de 7% para 3%, mas o governo fixou a alíquota em 4% (foto: Embrapa/Divulgação)
Os pecuaristas desejavam que a redução fosse de 7% para 3%, mas o governo fixou a alíquota em 4% (foto: Embrapa/Divulgação)

Quase um mês depois da promessa do governo de reduzir a alíquota ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para venda do gado a outros Estados, pecuaristas do Tocantins esperam que Casa Civil envie nesta semana a proposta à Assembleia Legislativa.

A garantia da redução de 7% para 4% foi dada pelo governador Marcelo Miranda a membros do Sindicato dos Produtores Rurais de Araguaína (SRA) em reunião realizada no último dia 5. Conforme noticiado pelo Norte Agropecuário, durante a reunião dos pecuaristas, o secretário da Fazenda do Estado, Paulo Antenor, ligou para membros do SRA e comunicou que o governador havia determinado que a reivindicação fosse atendida.

VEJA TAMBÃ?M: No aguardo da decisão sobre ICMS, pecuaristas voltam atenções para cobrança do Funrural 

Os pecuaristas desejavam que a redução fosse de 7% para 3%, mas o governo fixou a alíquota em 4%. Diante da crise com a queda do preço do boi no pasto (que no Tocantins chegou a 11%), outros Estados reduziram. Entre eles, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A última informação obtida pelo Norte Agropecuário em relação à tramitação do tema no governo do Estado indicava que a proposta estava na Casa Civil e aguardava parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). A expectativa dos produtores é que seja enviada à Assembleia Legislativa nesta semana.

Enquanto aguardam, criadores de gado já haviam até mantido contato com frigoríficos de outros Estados para iniciar negociações para venda com a nova alíquota, mas por causa do recesso parlamentar tiveram de interromper as tratativas.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente