Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
17/11/2018 - 09h47m

Por meio do PAR, Municípios podem adquirir kit didático de editora conceituada para melhorar IDEB, informa ATM

Victor Morais/Ascom ATM 
Foto: Divulgação

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) comunica as prefeituras do Estado sobre a possibilidade de cadastramento das redes Municipais de Ensino no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC) para obtenção de recursos por meio da Iniciativa PAR 90 (Plano de Ações Articuladas), destinada à aquisição do Projeto Aprova Brasil, da Editora Moderna. A adesão ocorre até dia 31 de dezembro.

O projeto disponibiliza kits didáticos para melhoria da proficiência de alunos em Língua Portuguesa e Matemática, com vistas à melhoria do desempenho dos estudantes em exames nacionais como o Prova Brasil, Provinha Brasil e ANA, e avaliações estaduais e municipais. O intuito é contribuir com o Município na elevação de notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Oportunidade

A ATM vê como oportunidade impar aos Municípios à adesão ao projeto. "Primeiro que não onera os cofres municipais, pois não há contra partida financeira, e segundo que se trata de material didático elaborado por conceituada editora brasileira, sendo um passo fundamental para que os Municípios elevem ainda mais as notas do IDEB", destaca o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano.

Como participar

Os Municípios devem acessar o SIMEC e indicar o módulo "PAR" para participar do projeto. Aqueles que não possuem cadastro é só clicar em "solicitar cadastro", informar CPF e preencher o novo cadastro. O acesso ao PAR municipal pode ser liberado para o (a) prefeito (a) municipal, para o (a) dirigente municipal de educação (DME) e para apenas um (a) técnico (a) indicado (a) pelo (a) DME.Clique aqui e saiba como acessar o SIMEC e participar.

Para maior segurança, além do cadastro no SIMEC, o projeto solicita o envio dee-mailpara: aoplanodemetas@mec.gov.br, com as seguintes informações:

?? Município/UF- Nome completo do prefeito anterior
?? Nome completo do prefeito atual
?? CPF do atual
?? e-mail pessoal ou institucional do prefeito atual
?? Telefone para contato (estas mesmas orientações para o dirigente municipal de educação + mencionar qual o ato de nomeação)

Sobre o Aprova Brasil

O APROVA BRASIL é um Projeto de intervenção direcionada, pois trata de forma específica as habilidades e competências avaliadas em exames nacionais (Prova Brasil, Provinha Brasil e ANA), estaduais e municipais. Os textos e as atividades foram selecionados e elaborados com base na Matriz de Referência do Saeb, e visam, em Língua Portuguesa, ao desenvolvimento da fluência e da competência leitora, ou seja, ler e compreender textos de diversos gêneros; e, em matemática, ao domínio de estratégias de cálculo que levem ao desenvolvimento da competência matemática, ou seja, compreender a linguagem matemática, enunciados e resolver situações-problema.

Plano de Ações Articuladas (PAR)

O Plano de Ações Articuladas é um instrumento de planejamento da educação, é um plano estratégico de caráter plurianual e multidimensional que possibilita a
conversão dos esforços e das ações do Ministério da Educação, das Secretarias de Estado e Municípios, num SISTEMA NACIONAL DE EDUCA??O. A elaboração do PAR é requisito necessário para o recebimento de assistência técnica e financeira do MEC/FNDE, de acordo com a Resolução/CD/FNDE n° 14 de 08 de junho de 2012.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente